O Grupo Brisa é um dos parceiros do SEA:ME (Software Engineering in Automotive and Mobility Ecosystems), um curso pioneiro para formar especialistas no desenvolvimento de software para o sector da mobilidade e dar resposta às necessidades do mercado, adaptando a matéria aos desafios que as empresas enfrentam, anunciou a empresa em comunicado.
O SEA:ME foi lançado em Portugal pela escola 42 (uma escola de programação do Porto), filial da escola 42 Wolfsburg que, juntamente com a Universidade Keimyung da Coreia do Sul, criou o SEA:ME.
“O setor da mobilidade enfrenta grandes desafios, como a necessidade de descarbonizar, mas também tem um potencial de desenvolvimento muito grande graças ao impacto da tecnologia, nomeadamente a inteligência artificial e a ciência de dados, que estão a abrir enormes possibilidades nesta área”, explica Eduardo Ramos, administrador executivo do Grupo Brisa.
“Com este apoio ao SEA:ME, esperamos encontrar novas ideias e soluções que fomentem a eficiência e a sustentabilidade, duas prioridades do Grupo Brisa”, acrescenta.
A primeira edição do SEA:ME arranca com 28 alunos com conhecimentos nas áreas de engenharia e vai durar entre 6 e 12 meses. A frequência do curso é gratuita e cada aluno graduado pela 42 recebe uma bolsa de 8.200 euros.
“Com base numa aprendizagem prática, baseada em projetos desenvolvidos numa abordagem de colaboração, o SEA:ME coloca ênfase em aplicações reais e ligação às necessidades da indústria da mobilidade”, refere o comunicado.
Os projetos abordam áreas que vão da gestão de frotas habilitadas para a internet das coisas, simulações de veículos autónomos ou sistemas avançados de gestão de tráfego.
Os trabalhos desenvolvidos visam promover as capacidades técnicas dos alunos e fomentar a inovação e a colaboração entre os participantes e os especialistas que apoiam a formação.
Eduardo Ramos, administrador executivo do Grupo Brisa, salienta que “é esta abordagem inovadora que leva o nosso Grupo a financiar o SEA:ME”.
Pedro Santa Clara, fundador da 42, refere que “o SEA:ME representa uma ponte muito importante entre a educação e a indústria, preparando uma nova geração de profissionais especializados, capazes de enfrentar os desafios emergentes da mobilidade”.
“A parceria com a Brisa, uma empresa reconhecida pela sua inovação, como demonstrado com a criação da Via Verde, e pelo seu compromisso com a educação, é essencial para o sucesso deste programa. Juntos, estamos a capacitar talentos e a desenvolver soluções que terão um impacto real na economia e na sustentabilidade da mobilidade em Portugal”, conclui Pedro Santa Clara.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com