A bolsa de Nova Iorque caiu de forma agressiva na sessão desta quarta-feira, a avaliar pelos índices de referência. As quedas foram particularmente acentuadas nas big tech, sobretudo no caso da Nvidia.
O tecnológico Nasdaq contraiu 3,07%, ao passo que o S&P 500 perdeu 2,23% e o industrial Dow Jones caiu 1,73%.
O mercado agravou o sentido descendente, depois de os investidores conhecerem as afirmações do presidente da Fed, Jerome Powell, que considerou que as taxas alfandegárias de Donald Trump colocam o banco central perante “uma situação complicada, na qual os dois objetivos (da instituição) estão em tensão”. O mandato da Fed tem duas componentes, em pé de igualdade, a de manter a taxa de inflação próxima do seu objetivo de longo prazo (dois por cento em ritmo anual) e assegurar condições económicas propícias a uma situação de pleno emprego.
Powell “transformou o que estava a ser uma sessão de baixa moderada em uma queda espetacular”, considerou Jack Albin, da Cresset Capital, em declarações à AFP.
Durante um evento do Clube de Economia de Chicago, Powell disse que “as taxas alfandegárias vão causar pelo menos uma subida temporária da inflação”, com a possibilidade de “os efeitos inflacionistas serem igualmente persistentes”.
Continuam as inseguranças dos mercados associadas ao escalar da guerra comercial que opõe, sobretudo, Estados Unidos e China, em virtude das tarifas comerciais.
A Nvidia desvalorizou 6,87% e liderou o sentimento negativo, seguida pela Tesla, que recuou 4,93%. Na sequência, houve descidas acentuadas em outras cotadas que fazem parte do grupo das “Sete Magníficas. Foram os casos da Apple, Microsoft e Meta, que caíram quase 4%, ao passo que a Amazon contraiu pouco menos de 3%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com