Enquanto a Barbie agarra os espectadores no cinema (o que catapulta os resultados da Mattel), a empresa de brinquedos Famosa, do grupo italiano Giochi Preziosi, fechou o ano passado com prejuízos consolidados de 4,5 milhões de euros e um património líquido negativo de 4,88 milhões, segundo o “El Economista”.
Receitas do filme Barbie devem ultrapassar este domingo mais de 900 milhões de euros
Além do prejuízo, o património líquido negativo da Famosa aumentou 144% em relação ao ano anterior.
Em absoluto contraste, o filme “Barbie” deverá ter ultrapassado mil milhões de dólares (mais de 900 milhões de euros à taxa de câmbios atual) em vendas de bilhetes em todo o mundo no domingo passado, segundo as estimativas do estúdio Warner Bros.
Em julho de 2019, a Giochi Preziosi adquiriu a Famosa da Sun Capital e a partir do ano iniciado a 1 de setembro do mesmo ano, incorporando as entidades Giochi Preziosi Spain e Trudi ao grupo fiscal espanhol.
Durante o período de pandemia, a situação financeira da Famosa obrigou os proprietários a entrarem com um pedido de insolvência, obrigando a matriz italiana a fazer uma injeção de capital, mas agora a situação é diferente. Como consequência da Covid e para evitar uma avalanche de falências, o Governo aprovou uma moratória contabilística que excluía os prejuízos de 2020 e 2021 para apurar a existência de causa de insolvência.
Nas suas contas anuais, a Famosa detalha que “a empresa apresenta indícios de imparidade sobretudo devido a resultados negativos” e que “tendo em conta esta situação, tanto a sociedade diretamente detida como as sociedades indiretamente detidas que integram o Grupo Famosa efetuaram um teste de imparidade às participações em empresas do grupo para efeitos de determinação do valor recuperável”.
A boa notícia para a empresa é que, de acordo com o resultado da mesma, não foram identificadas perdas na avaliação, ou seja, não foi detetada qualquer imparidade que deva ser registada nas participações em empresas do grupo.
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