[weglot_switcher]

Guia ‘Black Friday’: tudo o que precisa de saber para o dia de compras mais “louco” do ano

É já amanhã, sexta-feira, que tem início o dia de compras mais esperado do ano. Conheça as melhores promoções, as dicas e até uma plataforma de comparação de preços.
22 Novembro 2018, 07h27

Segundo um relatório publicado no site Black-Friday.Global, cerca de 36% dos portugueses vão aproveitar o dia 23 de novembro para fazer compras. A maioria dos portugueses afirma que comprará tanto em lojas físicas como online, sendo que a média de descontos previstos nas lojas é de 56%.

Veja aqui algumas das opções para aproveitar os descontos especiais esta sexta-feira:

Tecnologia:

1-Sony
Durante os próximos 11 dias haverá promoções não só nos seus jogos exclusivos, como propostas de várias editoras. Relativamente a jogos, FIFA 19 custa durante a campanha cerca de 40 euros, Call of Duty: Black Ops 4 pode ser comprado por 49 euros e Assassin’s Creed Odyssey e Marvel’s Spiderman podem ser adicionados à biblioteca por 40 euros. Já God of War, nomeado para jogo do ano custa 30 euros e também a versão especial de Red Dead Redemption 2 sofreu uma baixa para os 75 euros.

2-Worten
Aqui, a Black Friday Season já começou. A retalhista vai estar em festa durante todo o mês de Novembro com folhetos especiais , campanhas com artigos a 10 euros, campanhas com o desconto a aumentar e entregas gratuitas em artigos superiores a 15 euros. Por isso, não perca tempo e aproveite desde já os melhores descontos nos seus artigos favoritos.

3-Media Markt
Grandes eletrodomésticos, telemóveis, computadores, tablets. Até 25 de novembro, há grandes promoções em vários produtos da marca. Pode escolher três jogos e pagar apenas dois. O desconto aplica-se a todos os títulos.

4-PcComponentes
De 19 a 25 de Novembro, na PcComponentes pode usufruir de um dia completo de promoções em computadores e portáteis gaming, placas gráficas, memórias ram, processadores e alguns periféricos especializados.

5-Gear Vita
Está a oferecer um desconto de 10% a todos os seus clientes que optem por pagar as suas compras com o PayPal bastando para isso usar o código Paypal10.

Viagens:

6-Pestana Hotel Group
Quem reservar até 25 de novembro obtém um desconto até 50%. Por exemplo, o Pestana Alvor Praia desde 102 euros por noite e o Pestana Bahia Praia desde 74 euros por noite.

7-Logitravel
Descontos de 19 a 26 de novembro. O Opera Cadet Hotel, em Paris, custa desde 255 euros (face aos 308 anteriores) e o Kech Boutique Hotel & Spa, em Marraquexe, desde 445 euros.
Retalho:

8-El Corte Inglés
De 16 a 25 de novembro de 2018, descontos até 50% em tecnologia, electrodomésticos e eletrónica.

9-FNAC
Acesso antecipado com as melhores ofertas para aderentes a partir das 21h00 do dia 22. Entre as categorias top estão os livros, os smartphones e a informática. Portáteis a menos de 350 euros e ‘smartphones’ até 40% de desconto.

10-Sport Zone
Promoção de -20% em toda a loja, exceto aparelhos de fitness, dias 23,24 e 25 novembro.

11-Natura
A Black Friday da Natura vai durar uma semana — e tem descontos que chegam aos 30%. De 19 a 25 de novembro, todas as peças da nova coleção da marca vão ter preços especiais. Vai haver descontos de 20% na compra de uma peça ou de 30% para os clientes que levarem duas ou mais peças. As promoções especiais são válidas para todos os artigos: peças de roupa tendência e vintage, acessórios femininos, artigos de decoração e bodycare.

12-Conforama
Até 22 de novembro desconto de 50% em artigos de quarto e colchões.

13-Toys”R” Us Portugal
De 16 a 25 de novembro, terá até 50% de promoção em produtos selecionados.

Cosmética:
14-Sephora
Perfumes de 100 ml ao preço de 50 ml e outros artigos de cosmética onde leva 3 e paga 2.

e-commerce:

15-Amazon
A gigante do retalho arranca o dia com as habituais ofertas flash a que os clientes prime que podem aceder previamente e receber “com envio rápido e gratuito”.

16-Casamentos.pt
São mais de 200 ofertas de quintas, catering, fotógrafos, floristas, profissionais de beleza, lojas de noivas, trajes de noivos, transportes, etc, disponíveis para os casais até ao fim do dia 26 de novembro. As ofertas variam de descontos de até 75% a brindes, packs de serviços e cortesias especiais de productos especializados. Os noivos que visitarem ou contratarem fornecedores através de Casamentos.pt ganham cupões para participarem no sorteio mensal de mil euros.

17-Pop the Bubble
Esta plataforma de e-commerce nacional também já anunciou que, a partir do dia 23 vai ter quatro dias de promoções até 30%, que só terminam no dia 26 (a chamada Cyber Monday).

Vestuário:

18-C&A
Na marca de roupa as promoções duram três dias e abrangem casacos felpudos, vestidos, saias e camisolas.

19-Benetton
Poderá desfrutar de descontos e ofertas em roupa para mulher, homem e crianças nas lojas físicas aderentes e na loja online. Inscreva-se na newsletter para receber as atualizações e o código de desconto para os saldos.

20-Mango Outlet
Até 16 de novembro, segunda peça a 50% do valor original destes artigos ou peças de coleção de outono inverno a 50% nestes artigos.

A Direção-Geral do Consumidor apresenta ainda cinco dicas para que não se perder no meio de tantas promoções:
-Verifique antecipadamente os preços na loja e na internet, pelo menos duas semanas antes da Black Friday. Assim, poderás verificar se nos preços da Black Friday estão a ser praticados descontos reais.
-Para a pesquisa de preços dos produtos, utilize um comparador de preços/artigos, existem vários disponíveis na internet.

-Avalie a relação entre o preço e o desconto praticado. Lembra-te de que nem todos os descontos anunciados na Black Friday são realmente vantajosos.

-Para evitar filas de espera, pode comprar na internet, porque muitas das ofertas da loja também estão disponíveis online.

-Verifique as politicas de trocas ou devoluções de cada loja.

Portal da Queixa lança plataforma de pesquisa e comparação de descontos
No âmbito da semana Black Friday 2018, o Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores online do país, vai lançar, esta semana, um website – www.blackfriday2018.pt – que funcionará como um guia dos melhores descontos e promoções para a sexta-feira mais aguardada do ano, que ocorre a 23 de novembro. Consultar as melhores ofertas, comparar marcas com confiança e até denunciar casos de fraude são algumas das funcionalidades da plataforma que estará disponível esta quarta-feira (21 de novembro).

Segundo o Portal da Queixa, “a grande novidade deste ano é contar com a adesão de marcas como a Conforama, Prosegur, Phone House, La Redoute, Optivisão, Lion of Porches, Samsonite, Securitas Direct e Decenio que estarão online, no dia 23, para dar resposta às dúvidas, reclamações e pedidos de informação dos consumidores, no tempo máximo de 60 minutos”. Objetivo, frisa, garantir a proximidade necessária para que o consumidor possa comprar com confiança e transparência.

Esta iniciativa, idealizada pelo Portal da Queixa, tem, assim, como principal objetivo facilitar o contacto entre marcas e consumidores. A rede social de consumidores online sublinha que, para além de permitir o rápido acesso – numa única plataforma – à consulta dos melhores preços, às promoções de várias marcas que se associaram ao website, possibilita, ainda, aos consumidores que estejam atentos à reputação das marcas, que efetuem compras seguras e conscientes.

Ferramenta para comparar preços
A ferramenta Comparar Preços (https://www.deco.proteste.pt/comparar-precos) ajuda a perceber se os descontos anunciados em épocas como a Black Friday ou a Cyber Monday são boas oportunidades de compra. Esta ferramenta de pesquisa regista a evolução dos preços dos produtos nas lojas online ao longo dos últimos dias, para aconselhar ou não a sua compra.

Basta pesquisar o nome da loja e do produto, ou, mais simples ainda, inserir na caixa “Pesquisa pelo URL” o link completo do produto tal como surge na loja online. O resultado devolvido é um semáforo com três cores e significados diferentes, baseados no histórico de preços dos últimos 7 e 30 dias:
-verde, caso se trate de um bom negócio face ao histórico de preços do produto na loja pesquisada;
-amarelo, para produtos cujos preços atuais exibam pouca diferença em relação aos 30 dias precedentes;
-vermelho, quando a compra é desaconselhada porque o preço do produto já esteve mais baixo.

O veredicto surge acompanhado por informação sobre a evolução dos preços registada nos últimos 7 dias, 1 mês e 3 meses.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.