O município de Guimarães recebeu recentemente o certificado Mission Label da Missão Cidades, da Comissão Europeia, pelo caminho que tem realizado para alcançar a neutralidade climática até 2030. Um conjunto de 23 cidades europeias foram distinguidas.
A cerimónia teve como palco os European Research & Innovation Days, o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a cocriação de soluções com cidadãos e stakeholders, em Bruxelas.
O selo da Missão Cidades, agora atribuído, reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no Contrato Climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.
Também no âmbito deste Contrato Climático, Guimarães lançou o Pacto Climático de Guimarães, já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, com o objetivo transformar Guimarães num território mais resiliente e climaticamente neutro, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.
“Estamos no bom caminho, mas ainda há muito trabalho pela frente, pelo que continuaremos comprometidos com a aceleração da transição climática, incluindo o setor privado nesta ambição”, afirmou Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, salientando o apoio da equipa do consórcio da Netzero Cities na capacitação da equipa de ação climática do município, da Estrutura de Missão Guimarães 2030 e do Laboratório da Paisagem.
O diretor-geral do Ambiente da Comissão Europeia e responsável pela Missão Cidades, Patrick Child, referiu que “quase todas as cidades têm a mobilidade como a prioridade para a descarbonização” e que, atualmente, “as 33 cidades já distinguidas com o selo da Missão demonstraram um compromisso e determinação em acelerar esta transição, que, apesar de difícil, já tem um caminho traçado”.
Ainda este ano, será lançada a plataforma “Cities Mission Capital Hub”, iniciativa que ajudará as cidades que receberam o selo da Missão a preparar projetos de investimento, oferecer-lhes-á aconselhamento neutro sobre as melhores soluções de financiamento, em estreita cooperação com os serviços de aconselhamento existentes, e pô-las-á em contacto com os investidores. O Capital Hub deverá também traduzir as estratégias de investimento das cidades numa série concreta de necessidades de produtos e serviços por setor, para que a indústria possa avaliar melhor a procura e para que as grandes e pequenas empresas da UE possam aumentar a sua competitividade. A Comissão Europeia espera ainda que, em abril, sejam apresentados para análise cerca de 30 novos contratos climáticos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com