[weglot_switcher]

“Há atualmente um problema importante: sabermos o que é a NATO”. Veja “A Arte da Guerra”

A questão é, portanto, saber-se se a dependência da Europa em termos da sua defesa deriva ou não da NATO. E se o for, estarão os países europeus dispostos a deixar a organização? Não perca a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
27 Fevereiro 2025, 14h57

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Por princípio, quando se quer acabar com uma dependência, a única forma de o conseguir é cortar com a sua fonte. A questão é, portanto, saber-se se a dependência da Europa em termos da sua defesa deriva ou não da NATO. E se o for, estarão os países europeus dispostos a deixar a organização?

Um tema que Francisco Seixas da Costa aborda de uma forma aberta, como lhe é reconhecidamente costume e que está na ordem do dia – por via das declarações recentes de Friedrich Merz, o próximo chanceler da Alemanha, que acaba de ganhar as eleições antecipadas no seu país.

Como está também a questão da Ucrânia, que motivou uma curiosa votação na Assembleia Geral da ONU, que deixou de um lado a Rússia, os Estados Unidos e uns poucos mais, e do outro todos os outros. Um tema interessante que motivou outro: o que quererá a Casa Branca fazer com o G20, que repetidamente vai destratando?

Tudo para ver no programa desta semana de A Arte da Guerra, com o embaixador Francisco Seixas da Costa e condução do jornalista António Freitas de Sousa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.