[weglot_switcher]

Há cinco portugueses entre os 100 futebolistas mais valiosos. Bruno Fernandes é o médio mais valioso do mundo

Bruno Fernandes é o grande destaque, uma vez que os dados do CIES indicam que o português que trocou Alvalade por Old Trafford, em janeiro, é hoje o médio mais valioso do mundo. Cristiano Ronaldo, hoje com 35 anos de idade, é o atleta mais velho da lista do CIES.
8 Junho 2020, 17h42

O futebol nacional conta com cinco futebolistas na lista dos cem atletas mais valiosos das cinco principais campeonatos europeus, vulgo Big 5 (Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga, Ligue 1), de acordo uma análise do CIES – Observatório do Futebol, divulgada esta segunda-feira, 8 de junho.

A lista é liderada pelo francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, cujo valor de mercado estimado ascende aos 259,2 milhões de euros. E nos vinte primeiro lugares surgem três portugueses: Bernardo Silva (Manchester City) na 12.ª posição, com um valor estimado em 115 milhões de euros; João Félix (Atlético de Madrid) na 14.ª posição, cujo valor calculado ascende aos 107,9 milhões de euros; e Bruno Fernandes (Manchester United) na 17.ª posição, com um valor de 104,9 milhões de euros.

Bruno Fernandes é o grande destaque, uma vez que os dados do CIES indicam que o português que trocou Alvalade por Old Trafford, em janeiro, é hoje o médio mais valioso do mundo.

Os três portugueses estão à frente de futebolistas como Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi, ou o holandês Virgil van Dijk – os três integram o top3 da última edição da Bola d’Ouro.

Lionel Messi ocupa a 21.ª posição, com um valor de 100,1 milhões, e van Dijk surge na 23.ª posição, valendo 98,5 milhões. Já Cristiano Ronaldo, hoje com 35 anos de idade, é o mais velho atleta na lista do CIES.

O cinco vezes Bola d’Ouro tem um valor de mercado estimado de 62,8 milhões de euros. O nome do jogador da Juventus surge na metade inferior da tabela (70.ª posição).

Rúben Neves dos ingleses do Wolverhampton é o último português a aparecer na lista, ocupando a posição 92. O valor de mercado do antigo quadro do FC Porto ascende aos 50 milhões de euros.

Na lista outros altetas que se destacam. Por exemplo, o francês Alphonso Davies de 19 anos, que milita nos alemães do Bayern de Munique, é o mais novo atleta do top20, com um valor de 107,3 milhões. Por posição, Alphonso Davies é também o defesa mais valioso do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.