Um estudo do portal de emprego Jobatus sobre as expectativas e aspirações profissionais das diferentes gerações que convivem no mercado de trabalho atualmente confirma o que na generalidade se sabe. Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z, as quatro gerações atualmente no mercado de trabalho, têm prioridades, motivações e visões do trabalho diferentes, que espelham o contexto social, económico e tecnológico em que cresceram e se formaram.
Os Baby Boomers, nascidos entre 1950 e 1964, são os que valorizam mais a estabilidade e a lealdade à empresa, bem como o reconhecimento da sua trajetória e experiência. O seu principal medo é perder o emprego ou não encontrar um que se adéque à sua personalidade. A sua aspiração é manter ou melhorar o seu nível de vida e desfrutar da reforma.
A Geração X, à qual pertencem todos os que nasceram entre 1965 e 1979, integra no seu seio os mais ambiciosos e competitivos, que procuram a promoção e o crescimento profissional dentro da empresa. O principal medo é ficarem estagnados ou não alcançarem os objetivos de carreira. A sua aspiração é alcançar o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional e ter uma boa remuneração.
Os Millennials, vindos ao mundo entre 1980 e 1995, são os mais inconformistas e exigentes. Procuram a flexibilidade, a autonomia e o propósito no trabalho. O seu principal medo é trabalharem demais ou não encontrarem um trabalho que os apaixone. A aspiração é desenvolverem o potencial e contribuírem para uma mudança social positiva.
A Geração Z, os jovens nascidos entre 1996 e 2010 são os mais adaptados à era digital e globalizada. Procuram a inovação, a diversidade e a colaboração no trabalho. O seu principal medo é não terem as habilidades ou competências necessárias para acederem ao mercado de trabalho ou competirem com outras gerações. A sua aspiração é aprenderem constantemente e terem oportunidades de mobilidade e internacionalização.
O estudo da Jobatus no qual participaram cerca de 10 mil utilizadores da plataforma, também revela que há alguns pontos em comum entre as diferentes gerações, como a importância de ter um bom ambiente de trabalho, um bom propósito empresarial, uma boa formação contínua e uma boa comunicação com os superiores e colegas.
O estudo também antecipa algumas das tendências que marcarão o futuro do trabalho para as diferentes gerações, como a digitalização, a automatização, a sustentabilidade, a personalização ou a hibridação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com