Há um novo rosto na nota de 50 libras. Quem foi o matemático Alan Turing?

O matemático britânico foi decisivo durante a Segunda Guerra Mundial ao decifrar as mensagens dos nazis alemães. A escolha foi feita por Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra.

Alan Turing vai ser a nova cara da nota de 50 libras britânicas a partir de 2021. O anuncio foi feito pelo Banco de Inglaterra esta segunda-feira, tendo a escolha sido feita pelo por Mark Carney, governador da entidade, numa escolha entre 12 personalidades finalistas, onde se encontravam entre outros Rosalind Franklin, William Herschel ou Stephen Hawking, escreve o jornal “The Guardian”.

Esta decisão pretende reconhecer o papel de Alan Turing em afastar a ameaça dos submarinos alemães na Batalha do Atlântico, bem como o impacto da perseguição de que foi alvo após-guerra por ter assumido a sua homossexualidade.

Mark Carney referiu que “Alan Turing foi um excelente matemático cujo trabalho teve um enorme impacto sobre a forma como vivemos hoje. Como pai da ciência da computorização e inteligência artificial, bem como herói da guerra, as contribuições de Alan Turing foram muito variadas e inovadoras”.

O Banco de Inglaterra elogiou Alan Turing pelo seu papel como cientista e o impacto que teve na sociedade. Processado por atos homossexuais em 1952, um inquérito concluiu que a sua morte por envenenamento por cianeto, dois anos depois, foi suicídio.

O rosto de Alan Turing aparecerá na nova nota de 50 libras, quando entrar em circulação em 2021, após um processo de consulta pública destinado a homenagear o cientista britânico. Os 12 finalistas para ocuparem a nota de 50 libras eram Mary Anning, Paul Dirac, Rosalind Franklin, William Herschel e Caroline Herschel, Dorothy Hodgkin, Ada Lovelace e Charles Babbage, Stephen Hawking, James Clerk Maxwell, Srinivasa Ramanujan, Ernest Rutherford, Frederico Sanger, e Alan Turing.

Mark Carney afirmou que com esta ação o Banco de Inglaterra quer “representar da melhor forma possível todos os aspetos da diversidade dentro do país, de raça, religião, credo, orientação sexual, deficiência entre outros. O que temos hoje é a celebração de um dos maiores matemáticos e cientistas do Reino Unido e não apenas da história deste país, mas da história mundial”.

A nota foi revelada no Museu da Ciência e Indústria de Manchester, a poucos metros do prédio da Universidade de Manchester, onde Alan Turing ajudou a desenvolver a programação do Ferranti Mark 1, o primeiro computador eletrónico comercialmente disponível no mundo.

Ler mais
Recomendadas
trump e pence

Organização Trump tem extensa e prolongada conduta criminosa, concluem procuradores

Os advogados do Presidente norte-americano tinham considerado no mês passado que a intimação judicial para a entrega das declarações fiscais tinha sido feita com má-fé e era uma manifestação de assédio a Trump.

França suspende acordo de extradição com Hong Kong seguindo decisão de outros países

“À luz dos últimos desenvolvimentos, a França não procederá à ratificação do acordo de extradição assinado a 04 de maio de 2017 entre a França e a Região Administrativa Especial de Hong Kong”, declarou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Rei emérito Juan Carlos I vai abandonar Espanha

O envolvimento do rei emérito em negócios pouco recomendáveis e a existência de duas fundações suspeitas impedem Juan Carlos de continuar em Espanha. O filho, Filipe VI, já se tinha distanciado de Juan Carlos, na tentativa de conter os estragos provocados à monarquia.
Comentários