[weglot_switcher]

Há uma nova app de encontros: a portuguesa Eight diz que oito minutos chegam para perceber se “há química”

“É uma ideia meio louca, já temos tração, influencers grandes como o @sr.mirtilo, investidores como os fundadores da Too Good to Go e uma comunidade ativa, e estamos agora a preparar o próximo passo de crescimento”, diz Miguel Moreira da Cruz.
10 Outubro 2025, 17h10

Criada por Miguel Moreira da Cruz e Afonso Simão, a Eight nasceu como uma app portuguesa de speed dating  (oito minutos) por vídeo.

A Eight diz que “devolve autenticidade às relações através de  encontros por vídeo – reais, humanos e com tempo para sentir”.

Todos os dias, entre as 20h e as 22h, os utilizadores entram na Eight e são ligados em videochamadas autênticas de 8 minutos, apenas se ambos estiverem online. “Sem filtros, sem mensagens vazias, sem perfis falsos. O objetivo é simples: voltar a conhecer pessoas como se estivessem frente a frente”, refere a empresa que já fez duas rondas de investimento.

Depois de levantar 155 mil euros junto a vários investidores, a Eight avançou com uma nova ronda de 125 mil euros já a pensar em levar a app de speed dating para o Reino Unido, mas não só, também para os Estados Unidos e Canadá.

“Levantámos 155 mil euros da Medley Capital, empresa venture capital dinamarquesa, e investidores privados em Portugal”, explicou ao Eco em setembro, Miguel Moreira da Cruz, cofundador e chief operating officer (COO), da Eight.

“É uma ideia meio louca, já temos tração, influencers grandes como o @sr.mirtilo, investidores como os fundadores da Too Good to Go e uma comunidade ativa, e estamos agora a preparar o próximo passo de crescimento”, diz Miguel Moreira da Cruz.

Inspirada na ideia de “The Power of 8 Minutes”, popularizada por Simon Sinek, a Eight constrói ligações que fogem à pressa do mundo digital. “Os 8 minutos são simbólicos e representam foco, presença e vulnerabilidade. Quando duas pessoas estão realmente presentes, não precisam de horas para sentir algo verdadeiro”, acrescenta Afonso Simão, cofundador da Eight.

“Acreditamos no poder de 8 minutos, o tempo suficiente para perceber se há química, confiança ou apenas uma boa conversa. Não queremos mais pessoas a perder tempo com ‘matches’ que nunca se transformam em algo real”, explica Miguel Moreira da Cruz, cofundador da Eight.

A Eight diz que já organizou eventos públicos de speed dating em Lisboa, juntando utilizadores e curiosos para viverem o conceito ao vivo.

“A Eight não é só uma app — é um movimento por autenticidade”, diz o fundador.

A  app portuguesa de encontros por vídeo que liga pessoas todos os dias, entre as 20h e as 22h, através de chamadas de 8 minutos. Cada perfil inclui um vídeo de 30 segundos e é verificado manualmente, garantindo segurança e autenticidade.

Com mais de 400 utilizadores registados na fase inicial, a Eight prepara-se para expandir em Portugal e reforçar o movimento global de “real connections”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.