[weglot_switcher]

Haitong Bank na mira da banca de Hong Kong

A Guotai Haitong Securities já está a receber manifestações de interesse no banco de investimento português. A gestora de ativos Haitong Asset Management pode ficar de fora do negócio.
2 Maio 2025, 08h32

O Haitong Bank vai mesmo ser vendido e já há um banco de Hong Kong interessado, apurou o Jornal Económico junto de fontes conhecedoras do assunto.

A Guotai Haitong Securities, que nasceu da fusão entre a Guotai Junan Securities e a Haitong Securities já está a auscultar o mercado para vender o banco de investimento português e tem estado a receber manifestações de interesse, sendo que um banco chinês, com sede em Hong Kong, cuja identidade não foi possível apurar, é o que está mais empenhado em analisar a operação, segundo as nossas fontes.

O banco português que tem a sua atividade principal em corporate & investment banking, não se encaixa na nova estratégia da Guotai Haitong Securities que nasceu da fusão na China das corretoras Guotai Junan Securities e a Haitong Securities. Com sede em Lisboa o banco tem estado empenhado em fazer a ponte entre os mercados europeu, latino-americano e asiático, facilitando transações cross-border e promovendo oportunidades de investimento internacional.

O Haitong tem sucursais na Polónia, em Macau, em Londres (Reino Unido) e em Espanha. Mas no Brasil é uma filial, ou seja, um banco de investimento de direito local.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.