[weglot_switcher]

Hard Club no Porto diz que não se revê em posições de extrema direita

Hard Club no Porto emitiu um comunicado a repudiar posições de extrema direita. Artista português Filipe Sambado já tinha cancelado o seu concerto na sala de espetáculos portuense. André Ventura criticou o comportamento do indíviduo e ameaça com “processo disciplinar” se for um militante do Chega.
31 Janeiro 2020, 16h28

O partido Chega do deputado André Ventura organizou um comício a 25 de janeiro na sala de espetáculos do Porto, Hard Club. O evento foi muito noticiado depois de um indivíduo ter surgido num vídeo a fazer a saudação nazi num momento em que tocava o hino nacional,  segundo o Jornal de Notícias.

Num comunicado publicado nas redes sociais, o Hard Club sublinhou que não “se revê em nenhuma posição de extrema-direita” e “distancia-se solenemente de qualquer ideologia xenófoba, racista misógina e qualquer uma que não seja a de inclusão e tolerância”.

A equipa frisou ainda que “o Hard Club é uma casa que pertence à cidade, que trabalha na inclusão dos mais diversos públicos, credos e cores, e que dispõe de um espaço que tem a missão de ser democrático e tolerante”.

Ainda assim o comunicado do Hard Club não foi suficiente para convencer Filipe Sambado a recuar na decisão de cancelar o concerto que tinha marcado para o dia 14 de fevereiro no espaço portuense.

O artista português e a sua agência (Maternidade) emitiram uma declaração onde repudiam a decisão do Hard Club em receber o partido Chega afirmando que “não se podem mostrar coniventes com um espaço que se permite compactuar com um encontro de ideologia de extrema direita, contando com membros que manifestam uma agenda e um programa racista, xenófobo, homofóbico, transfóbico, misógino e tantos outros adjetivos depreciativos de opressão e intolerância, contra os quais nos posicionamos, expressamos e lutamos”

O concerto foi agora agendado para outro espaço na Invicta, o Maus Hábitos, no mesmo dia. Apesar da mudança de espaço, o artista e a sua agência esclarecem que, quem não se queira deslocar até ao novo espaço, poderá pedir o reembolso do bilhete no Hard Club.

O líder do Chega veio a público condenar o comportamento do indivíduo, garantindo que não se trata de “ninguém da organização do jantar nem nenhum militante conhecido”, afirmando que, caso se confirme que se trata de um militante, será “alvo imediatamente de um processo disciplinar”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.