[weglot_switcher]

Health Cluster Portugal cria novas tecnologias médicas

Durante três anos e com seis milhões de euros, a Siemens vai liderar 24 entidades na produção de novos dispositivos médicos, tais como um sapato de alta tecnologia que previne úlceras diabéticas.
20 Fevereiro 2021, 12h00

Seis milhões de euros serão aplicados em vários projetos de produção e comercialização das tecnologias médicas de “Smart Health”, um conceito que inclui dispositivos médicos e soluções de saúde digital, com base em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e em Tecnologias Futuras e Emergentes (FET).

Trata-se do projeto “Smart Health 4 All”, que foi candidatado aos fundos do “Portugal2020”. “Integra 24 entidades e terá uma duração de três anos”, revelou ao Jornal Económico o diretor executivo do Health Cluster Portugal (HCP), Joaquim Cunha, adiantando que “o líder do projeto é uma empresa – a Siemens Healthineers –, que manterá um foco forte no mercado”.

Entre os oito produtos que serão desenvolvidos neste projeto estão o “My Care Shoe”, um sapato para prevenção da ulceração do pé diabético, com sistema passivo de monitorização da pressão plantar e um sistema ativo personalizado de redistribuição da pressão ao doente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.