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Herdeiro da Red Bull é o 38.º mais rico do mundo

Mark Mateschitz é o herdeiro de 49% da Red Bull, com uma fortuna avaliada em 35,7 mil milhões de euros. A empresa foi fundada pelo seu pai em meados dos 80, e em 2024 vendeu 12,7 mil milhões de latas do mundo.
26 Maio 2025, 07h00

Mark Mateschitz é o 38.º mais rico do mundo, segundo o ranking dos bilionários mundiais da Forbes Internacional. O empresário austríaco tem uma fortuna avaliada em 35,7 mil milhões de euros.

Mark tornou-se, aos 31 anos, o millennial mais rico da Europa, depois de ter recebido os seus primeiros dividendos da Red Bull GmbH, empresa co-fundada pelo seu pai, Dietrich Mateschitz, em meados dos anos 80.

Dietrich lançou a famosa bebida energética Red Bull a 1 de abril de 1987, que veio revolucionar o mercado e o marketing, e criou uma nova categoria de bebidas, as bebidas energéticas.

A empresa contava, em 2024, com mais de 19 mil funcionários, e vendia a Red Bull em 178 países. No mesmo ano foram vendidas cerca de 12,7 mil milhões de latas de Red Bull no mundo, um valor que representa uma subida de 4,4% face a 2023.

Para além de revolucionar o mundo das bebidas, a Red Bull está presente noutras áreas, tendo em 1988 lançado a Dolomitenmann, o primeiro evento desportivo que consiste numa corrida de equipa que concilia resistência com aventura. A ideia veio do ex-esquiador Werner Grissmann.

Continuando a sua aposta no desporto, a Red Bull entrou no mundo da Fórmula 1, a patrocinar o piloto austríaco Gerhard Berger em 1989. Atualmente a marca patrocina o piloto neerlandês Max Verstappen.

A Red Bull Flugtag é outro dos eventos conhecidos da marca, que está presente desde 1992, e que consiste numa competição em que as equipas criam uma possível máquina voadora e a testam. Esta competição já está presente em 60 países e reúne milhares de espectadores.

A marca continuou a apostar nos patrocínios das estrelas do mundo do desporto, com a assinatura dos windsurfistas internacionais em 1994, Robby Naish e Björn Dunkerbeck. No mesmo ano a empresa vende a primeira lata da sua bebida energética na Alemanha e no ano seguinte esta chega ao mercado britânico.

Em 98 a marca entra no mundo da música, com o lançamento da primeira academia de música da Red Bull.

Durante os restantes anos a empresa continuou a investir em programas de desportos radicais, como a Red Bull X-Alps, uma competição em que os atletas têm de percorrer os Alpes e a Red Bull Rampage, uma competição de mountain bike freeride. E em 2004 a empresa funda a equipa de corrida, Red Bull Racing.

Dietrich Mateschitz morreu em 2022, e Mark herdou cerca de 49% da empresa, altura em que deixou o seu cargo de chefe de orgânicos, para se concentrar no seu papel de acionista.

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