Mukesh Ambani é o 18.º mais rico do mundo, segundo o ranking dos bilionários mundiais da Forbes Internacional. De acordo com a revista, o empresário indiano tem uma fortuna avaliada em 78,3 mil milhões de euros.
O empresário fez o seu património, que foi herdado do seu pai, o fundador da Reliance, uma empresa com vários interesses, desde petroquímica, gás e petróleo, telecomunicações, retalho, media e serviços financeiros.
Em 1957, o pai de Mukesh, Dhirubhai Ambani, voltou à Índia com o objetivo de fundar a maior empresa do país. Para tal, iniciou um negócio de comércio de fios em Mumbai.
Já em 1977, a empresa, já fundada, Reliance Textile Industries, fez história com uma oferta pública inicial (IPO). A emissão foi subscrita sete vezes e fortaleceu as ambições de crescimento da empresa.
Durante os anos 80, a empresa expandiu o seu portefólio e lançou a sua primeira fábrica de petroquímicos e de fios de filamentos de poliéster. Em 2002, entrou no negócio das telecomunicações através da InfoComm.
É neste ano, 2002, que Dhirubhai falece, deixando o império aos irmãos Mukesh e Anil, que dividem o património familiar.
Sob a tutela de Mukesh, a empresa entrou no negócio da energia verde, sendo esperado que esta invista 80 mil milhões de dólares em energia renovável nos próximos 10 a 15 anos.
Os três filhos de Mukesh também fazem parte da empresa, liderando negócios diferentes.
Formado em engenharia química, Mukesh está associado a diversas organizações mundiais, sendo membro do conselho da fundação do Fórum Económico Mundial e também membro do conselho consultivo global do Bank of America.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com