No Dia da Energia, a DECO –divulga os resultados do inquérito “Perfil Energético dos Portugueses”, realizado através da sua plataforma EVA – Energy Virtual Assistance. O estudo apresenta um retrato das dificuldades, prioridades e comportamentos das famílias portuguesas no que respeita ao consumo de energia.
Entre os principais dados, a DECO destaca que mais de 90% dos inquiridos consideram que a fatura da eletricidade é uma prioridade. A maioria pretende reduzir custos (74%) e melhorar a eficiência energética da habitação (22%). Mais de metade dos consumidores inquiridos afirma que é difícil compreender a fatura de energia e apenas uma minoria verifica regularmente os dados nela incluídos. A desinformação e a complexidade continuam a ser barreiras à gestão eficiente do consumo.
A situação de vulnerabilidade energética é evidente: 21% dos participantes não aquecem a casa no inverno, muitas vezes para poupar dinheiro. Mais de metade desconhece a classe energética da sua habitação e uma larga maioria reporta deficiências no isolamento térmico, sem apoios ou financiamento previstos para obras de melhoria.
Apesar destas dificuldades, os consumidores adotam pequenas medidas de poupança, como o uso de lâmpadas eficientes e o aproveitamento da luz natural, embora com impacto reduzido na fatura.
A DECO reforça a importância de políticas públicas de apoio à eficiência energética e continua a apoiar os consumidores através da sua plataforma EVA. Mais informações em https://eva.deco.pt
Informe-se connosco.
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com