Hoje há “Jogo Económico”. Benfica, FC Porto e Sporting: como estão as finanças dos três ‘grandes’?

Benfica, FC Porto ou Sporting: qual a SAD mais endividada? E qual tem maior dependência da venda de jogadores? Nesta edição vamos analisar as estratégias financeiro-desportivas das três maiores SADs do futebol português com Luís Miguel Henrique, João Marcelino e Luís Vilar, a partir do estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia.

Benfica, FC Porto ou Sporting: qual a SAD mais endividada? E qual tem maior dependência da venda de jogadores? E qual dispõe do plantel com melhor rácio valor-custo? E ainda, qual a SAD com maior pressão salarial?

Hoje, às 21h00, não perca mais uma edição do programa “O Jogo Económico”, o espaço de debate económico onde o desporto é protagonista.

Nesta edição, os comentadores residentes, o jornalista João Marcelino e o advogado e consultor Luís Miguel Henrique, moderados pelo jornalista José Carlos Lourinho, vão debater o primeiro estudo apresentado pelo Observatório do Futebol da Universidade Europeia, sobre as finanças dos três ‘grandes’ do futebol português. Para este programa, contamos com a participação especial de Luís Vilar, vice-diretor da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Europeia.

O Observatório do Futebol da Universidade Europeia analisou os relatórios dos últimos três exercícios (excluindo para este efeito os números já conhecidos relativos ao primeiro trimestre de 2018/19) no sentido de comparar a estabilidade financeira das SAD de FC Porto, Benfica e Sporting e identificar a estratégia financeiro-desportiva em que cada uma se enquadra, à luz de quatro variáveis previamente definidas: endividamento; pressão da folha salarial; dependência da venda de jogadores e comparação valor-custo do plantel.

Recomendadas

Já há pessoas detidas no Estádio do Jamor

Este sábado, joga-se a final da Taça de Portugal, entre o Sporting e o FC Porto, com hora marcada para às 17:15.

Taça de Portugal: entre ‘leões’ e ‘dragões’, quem são os mais valiosos?

Os dados do portal ‘Transfermarkt’ revelam que os jogadores portistas valem mais que os homens de Alvalade. Os cinco mais valiosos de cada plantel valem um total de 255,5 milhões de euros.

Mito ou realidade: PIB português cresce sempre que o SL Benfica é campeão?

Analisámos a evolução do PIB nacional junto da Pordata e do INE entre 1994 e 2018. E encontrámos um denominador comum: sempre que a economia portuguesa entrou em recessão, o FC Porto foi campeão, embora a crise da dívida soberana e a troika também tenham tido uma palavra a dizer.
Comentários