O limite de velocidade diurna nas estradas holandesas deve ser reduzido para 100 quilómetros por hora, numa tentativa de enfrentar uma crise de poluição por óxido de nitrogénio, de acordo com fontes governamentais, escreve a BBC, esta quarta-feira.
O primeiro-ministro, Mark Rutte, disse que a redução de velocidade faz parte de um pacote de medidas de emergência no combate à poluição.
Até agora, a velocidade permitida nas estradas holandesas tem sido de 130 quilómetros por hora, mas o Governo vai reduzir para os 100 quilómetros. A medida deverá entrar em vigor já no próximo ano, segundo a agência britânica.
“Ninguém gosta disso”, afirmou Rutte numa conferência de imprensa. “Mas há realmente algo maior em jogo. Temos que impedir que a Holanda chegue a um limite e que os empregos sejam afetados desnecessariamente”.
Com menos velocidade e menos emissão de gases o governo pode avançar com vários projetos que tem em atraso, como a construção de estradas, habitações e aeroportos – devido aos impactos ambientais e às regras da União Europeia -, e ainda criar mais empregos.
O Conselho de Estado referiu que as regras holandesas para a concessão de licenças de construção e agricultura violaram a legislação da União Europeia que protege a natureza contra emissões como amoniaco e óxido nitroso.
O governo quer construir 75 mil casas no próximo ano e por isso, na semana passada, o gabinete tentou encontrar uma solução para reduzir os poluentes. Entre as opções discutidas pelos ministros estava a proibição da circulação de veículos ao domingo.
Para além da redução na velocidade, o Governo quer criar também medidas para reduzir as emissões de nitrogénio na agricultura e na produção de gado.
Ao implementar a redução de velocidade rodoviária a Holanda passa a ser um dos países da Europa com a velocidade máxima automóvel mais baixa, ao nível do Chipre
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