[weglot_switcher]

Hospital Amadora-Sintra vai proporcionar estágios e ensino prático a futuros médicos da Católica

Protocolo entre o hospital e a primeira Faculdade de Medicina privada em Portugal foi assinado esta sexta-feira, 10 de março, e antecipa a futura constituição do Hospital Fernando da Fonseca como Centro Hospitalar Universitário.
10 Março 2023, 18h55

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, primeira instituição privada a ensinar Medicina em Portugal, e o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), ou Amadora-Sintra, como também é conhecido, assinaram esta sexta-feira, 10 de março, um protocolo com vista à formação de futuros médicos.

As instituições comprometem-se a realizar um “ensino prático, tutorial e estágios clínicos curriculares”. Com base no protocolo prevê-se ter, em setembro de 2024, alunos a estagiar/rotações clínicas do 4.º ano do curso de Medicina. Trata-se de um total de oito alunos de cada vez e a partir de setembro de 2025, rotações clínicas do 5.º ano, num total 10 alunos de cada vez.

“É fundamental para um programa académico de uma faculdade de Medicina um eixo clínico de grande qualidade e com este protocolo temos essa garantia. Enquanto faculdade de Medicina instalada no concelho de Sintra vamos dar o nosso contributo para que o HFF se constitua como um centro universitário de referência”, afirmou Isabel Capeloa Gil, reitora da Católica, na cerimónia de assinatura que decorreu esta tarde.

Já Joana Chêdas, presidente do conselho de administração do Fernando da Fonseca, destacou a “grande importância” do acordo, que, “além de permitir dar um forte contributo para a formação de futuros médicos, constitui também mais um passo para que o HFF possa vir a constituir-se, agrupado com o futuro Hospital de Proximidade de Sintra, como um Centro Hospitalar Universitário”.

O centro hospitalar tem sido apontado como previsível em consequência da construção do Hospital de Proximidade de Sintra, que se encontra em construção financiado pelo Município de Sintra e que será agregado ao HFF.

“A grande oportunidade que se colocará é que esta instituição passe a ser um Centro Hospitalar Universitário e esse é um desafio que abraçamos com entusiasmo”, referiu Joana Chêdas, salientando o “contributo muito relevante que o HFF dá para a formação de médicos que venham robustecer a resposta do Serviço Nacional de Saúde”.

O Hospital Fernando Fonseca, uma das entidades afiliadas do Centro Académico de Medicina de Lisboa, desenvolve já colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, a Nova Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. No âmbito desta colaboração proporcionou  471 estágios médicos em 2021 e 562 em 2022.

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa é dirigida por António Almeida e está situada no concelho de Sintra, liderado por Basílio Horta. O Hospital Fernando da Fonseca cobre também o concelho vizinho da Amadora, presidido por Carla Tavares. No total, o HFF assiste cerca de 550 mil pessoas dois dois concelhos. Francisco Goiana da Silva foi o representante da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde na formalização do protocolo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.