[weglot_switcher]

Hungria começa hoje vacinação com vacina russa Sputnik V

A Hungria torna-se esta sexta-feira o primeiro país da União Europeia a aplicar na sua população a vacina russa contra o novo coronavírus, a Sputnik V, anunciou a diretora geral da Saúde do país.
12 Fevereiro 2021, 13h27

“Hoje, estamos a começar a usar a vacina Sputnik V, isso está a acontecer nos postos de vacinação designados” pelas autoridades, declarou Cecília Müller durante uma conferência de imprensa.

A Hungria foi o primeiro membro da UE a aprovar a vacina Sputnik V, no mês passado, e pediu que dois milhões de doses fossem entregues em três meses, o suficiente para vacinar um milhão de pessoas.

O país está frequentemente em conflito com a Comissão Europeia (CE) e tem criticado repetidamente o processo de autorização e compra de vacinas por Bruxelas, muito lento segundo o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

No mês passado, o Governo húngaro também foi o primeiro dos 27 a aprovar a vacina chinesa do laboratório Sinopharm, afirmando que havia pedido cinco milhões de doses.

“Se a Hungria começar a usar a vacina chinesa da Sinopharm num futuro próximo, mais de 2,5 milhões de pessoas poderão ser vacinadas até a Páscoa”, disse hoje Orbán à rádio.

“Cada dia que esperássemos por Bruxelas, perderíamos 100 vidas húngaras”, disse o primeiro-ministro húngaro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.