A Hyundai e a Nvidia anunciaram, na sexta-feira, o reforço da sua colaboração no sentido de “acelerar” a inovação em veículos autónomos (AV), fábricas inteligentes e robótica, através de uma nova fábrica de inteligência artificial alimentada pela infraestrutura de IA Nvidia Blackwell.
“Com base no trabalho desenvolvido anteriormente em conjunto, a Hyundai e a Nvidia entram numa nova fase de colaboração, evoluindo da adoção estratégica de plataformas de software e infraestruturas avançadas para a inovação conjunta de tecnologias nucleares de inteligência artificial (IA) física. Em conjunto, irão desenvolver capacidades de IA para soluções de mobilidade, fábricas inteligentes de próxima geração e avanços em semicondutores para dispositivos, reforçando as competências futuras do Hyundai Motor Group”, salientaram as duas empresas.
No âmbito desta colaboração as duas organizações “pretendem permitir o treino, validação e implementação integrados” de modelos de IA, recorrendo a 50 mil GPU Nvidia Blackwell.
“Adicionalmente, em apoio à iniciativa do Governo da Coreia para criar um cluster nacional de IA física, o Hyundai Motor Group e a Nvidia irão trabalhar em estreita colaboração com entidades governamentais para acelerar o desenvolvimento do ecossistema. Este esforço traduzir-se-á num investimento aproximado de três mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros) para impulsionar o panorama da IA física na Coreia”, salientam as duas empresas.
Entre as principais iniciativas estão a criação do Centro de Aplicações de IA Física do Hyundai Motor Group, do Centro de Tecnologia de IA da Nvidia e de centros de dados dedicados à IA física na região. “Esta parceria irá também promover intercâmbios dinâmicos com engenheiros e técnicos de referência mundial da Nvidia, contribuindo para a formação da próxima geração de talento coreano em IA física”, salienta as empresas.
“Para que a Coreia dê um salto em frente enquanto nação líder em inteligência artificial, o avanço da IA física é essencial, conforme a iniciativa-chave promovida pelo Ministério da Ciência e das TIC. Este primeiro passo numa colaboração público-privada para fomentar a IA física é, por isso, extremamente significativo. A Coreia possui uma base sólida na indústria transformadora. Ao combinar os ricos dados industriais do país com a infraestrutura de IA de ponta da Nvidia, esperamos construir um modelo ‘win-win’ em colaboração com as empresas nacionais, acelerando a transformação inovadora baseada em IA (AX) na indústria transformadora e em vários setores”, disse o vice-primeiro-ministro e ministro da Ciência e das TIC da República da Coreia, Bae Kyung-hoon.
“À medida que entramos numa nova era de mobilidade e fábricas inteligentes impulsionadas por IA, o aprofundamento da nossa colaboração com a Nvidia representa um passo decisivo. Em conjunto, não estamos apenas a desenvolver tecnologias avançadas, mas também a lançar as bases de um ecossistema de IA robusto na Coreia — um ecossistema que promove a inovação, desenvolve talento e nos posiciona na vanguarda da liderança global em inteligência artificial, acrescentou o Presidente Executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung.
O fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang, salientou que a IA “irá revolucionar” todos os aspetos de todas as indústrias. “Só no setor dos transportes, desde o design e fabrico de veículos até à robótica e à condução autónoma, as plataformas de IA e computação da Nvidia estão a transformar a forma como o mundo se move. Em conjunto com o Hyundai Motor Group (um gigante industrial da Coreia e um dos principais fornecedores globais de soluções de mobilidade) estamos a construir automóveis e fábricas inteligentes que irão moldar o futuro da indústria da mobilidade, avaliada em vários biliões de dólares”, disse Jensen Huang.
A Hyundai referiu que com o centro de desenvolvimento de IA baseada na arquitetura Nvidia Blackwell irá “implementar a infraestrutura essencial para suportar todas as fases da inovação, integrando IA a bordo, condução autónoma, automação industrial e robótica num único ecossistema inteligente e interligado”.
A marca automóvel salientou que já está a utilizar as três plataformas de computação de IA da Nvidia que servem de base à IA física e à robótica: A plataforma Nvidia DGX e outras infraestruturas de IA da Nvidia permitem o treino de modelos de IA à escala e o desenvolvimento de software; O Nvidia Omniverse e o Nvidia Cosmos, executados em servidores Nvidia RTX PRO, permitem a criação de gémeos digitais e simulações para otimizar a produção, bem como testar e validar software de veículos autónomos num número ilimitado de cenários de condução; O Nvidia DRIVE AGX Thor funciona como o “cérebro de IA” para inteligência em tempo real em veículos e robots.
“Em conjunto, estas plataformas de computação constituem a espinha dorsal das fábricas de IA e das fábricas automóveis, permitindo ao setor dos transportes desenvolver, validar e implementar IA física avançada à escala”, refere o grupo automóvel.
É ainda referido que no âmbito da colaboração alargada, anunciada no início deste ano, o Hyundai Motor Group irá utilizar a plataforma Nvidia Omniverse Enterprise para “desenvolver gémeos digitais de fábricas robustos (réplicas virtuais de ambientes de produção que unificam e gerem dados industriais) bem como para permitir controlo de elevada precisão, validação software e hardware-in-the-loop, simulação de eventos discretos e comissionamento virtual”.
O grupo automóvel salienta que estes ambientes digitais fisicamente precisos “aceleram a integração de robots, otimizam a produção, permitem manutenção preditiva e abrem caminho a fábricas totalmente autónomas e definidas por software, transformando a forma” como os veículos são concebidos e produzidos.
“O Omniverse Enterprise estende-se igualmente a sistemas humanoides e robóticos através do Nvidia Isaac Sim (uma framework de referência aberta para robótica, construída sobre o Nvidia Omniverse). Esta solução permite a validação virtual de tarefas, planeamento de movimentos e segurança ergonómica antes da implementação dos robots nas linhas de produção físicas, acelerando significativamente a sua integração e maximizando a produtividade”, salienta o grupo automóvel.
O grupo Hyundai adiantou também que está a testar a utilização das plataformas Nvidia Omniverse e Cosmos em servidores Nvidia RTX PRO (com GPU Nvidia RTX PRO 6000 Blackwell Server Edition) para “criar gémeos digitais de ambientes e condições de condução regionais, integrando simulações avançadas para acelerar” o seu pipeline de desenvolvimento. “Estas capacidades sofisticadas colocam a Hyundai na linha da frente da condução autónoma escalável de nova geração”, afirma o grupo automóvel.
“Modelos avançados de IA (desenvolvidos com os modelos abertos de raciocínio Nvidia Nemotron e o software Nvidia NeMo) poderão permitir atualizações over-the-air de funcionalidades e capacidades nos veículos. Para além da condução autónoma, o Hyundai Motor Group irá colaborar no desenvolvimento de uma vasta gama de funcionalidades inovadoras de IA a bordo, desde assistentes digitais personalizados a sistemas inteligentes de infoentretenimento e conforto adaptativo, alimentados por estes modelos avançados. Desta forma, os veículos transformam-se em agentes inteligentes em constante aprendizagem e evolução”, salienta a marca automóvel.
O grupo automóvel salienta que no interior do veículo, o Nvidia DRIVE AGX Thor, com “computação acelerada” a correr no sistema operativo DriveOS com certificação de segurança, está “preparado para fornecer a capacidade de computação necessária” para sistemas avançados de assistência à condução, funcionalidades de segurança de próxima geração e experiências imersivas de IA a bordo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com