A aplicação de inteligência artificial (IA) é cada vez mais um eixo estratégico dos bancos para antecipar tendências e gerar valor para os clientes. A IA Generativa promete mesmo transformar o sistema bancário, permitindo acelerar os processos e inovar na oferta de produtos.
É opinião unânime que os dados, e a analítica dos dados, são um pilar essencial na transformação digital da banca. Um inquérito da Bain & Company aos bancos, feito no ano passado, concluía que a maioria dos bancos pretende atualizar os seus sistemas de dados para poder usar esta tecnologia.
A este propósito, o Jornal Económico falou com alguns especialistas em IA aplicada à banca. Afonso Fuzeta Eça, Administrador Executivo do BPI, explicou que “consideramos a IA essencial para transformar o BPI num banco cognitivo, promovendo um maior conhecimento do cliente, melhor serviço e competitividade”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com