A Iberdrola bp pulse, que resulta de uma aliança estratégica 50:50 entre as duas empresas para liderar a implantação da infraestrutura pública de carregamento rápido e ultrarrápido de veículos elétricos em Espanha e Portugal, atingiu o marco de 1.003 pontos de carregamento operacionais na Península Ibérica, dos quais 855 estão localizados em Espanha e 148 em Portugal.
Destes, 758 são pontos de carregamento ultrarrápidos, com uma potência igual ou superior a 100 kW, permitindo carregar um veículo elétrico até 80% em aproximadamente 20 minutos. Esta capacidade otimiza os tempos de carregamento e facilita deslocações de longa distância, explica a Iberdrola.
“Esta meta reflete o compromisso da Iberdrola bp pulse com a eletrificação dos transportes e a consolidação de uma rede de carregamento pública rápida e ultrarrápida em toda a Península Ibérica”, refere a joint-venture que acrescenta que “a empresa vai continuar a investir na eletrificação e descarbonização do setor dos transportes, através de inovação tecnológica, garantindo uma experiência de carregamento ótima para os condutores e promovendo a transição para uma mobilidade mais sustentável e competitiva”.
Para acompanhar o crescimento da procura por veículos elétricos em Espanha e Portugal, a Iberdrola bp pulse pretende mais do que duplicar o atual número de pontos de carregamento. “Com estações estrategicamente localizadas em corredores-chave e centros urbanos, a empresa está a expandir a sua rede para cobrir as necessidades de todos os utilizadores de veículos elétricos, desde condutores particulares até frotas profissionais e transporte pesado”, adianta em comunicado.
A Iberdrola bp pulse está a reforçar a sua infraestrutura para garantir uma experiência de carregamento rápida e acessível em todo o território, através da “presença consolidada em toda a geografia peninsular e uma rede em constante crescimento”.
Para acelerar esta expansão, a Iberdrola bp pulse estabeleceu parcerias estratégicas com os principais atores de setores-chave, como o automóvel, distribuição e restauração, entre outros.
“Com projetos em desenvolvimento em várias regiões e o objetivo de duplicar a sua rede até 2025, a empresa continua a impulsionar a mobilidade elétrica como uma alternativa viável e competitiva em Espanha e Portugal”, prevê a parceria da Iberdrola com a BP.
Ricardo Pacheco, country manager para Portugal da Iberdrola bp pulse, diz que “a mobilidade elétrica está a crescer de forma acelerada em Portugal, e o nosso compromisso é garantir que os condutores tenham acesso a uma rede de carregamento ultrarrápida, fiável e conveniente. Com mais de 140 pontos de carregamento operacionais no país e planos ambiciosos para duplicar essa infraestrutura até 2025, estamos a reforçar a nossa presença e a contribuir para a descarbonização do setor dos transportes”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com