[weglot_switcher]

Iberdrola torna-se na terceira maior operadora de renováveis nos EUA em negócio de sete mil milhões

A espanhola Iberdrola pretende expandir a sua operação no mercado americano com esta operação, que se inclui na estratégia mais alargada de aquisições pela elétrica, onde já gastou 6,6 mil milhões de euros este ano, mais 23% face a 2019.
21 Outubro 2020, 11h35

A Iberdrola anunciou esta quarta-feira um acordo de 8,3 mil milhões de dólares (sete mil milhões de euros) para a aquisição da PNM Resources, uma empresa de energia do Novo México, nos EUA. O negócio fará da Iberdrola o terceiro maior operador de energias renováveis no mercado americano.

A junção da PNM à Avangrid, a subsidiária da Iberdrola presente em Nova Iorque, Nova Jérsia e nos estados da Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA, significa um grupo com um valor de mercado de mais de 20 mil milhões de dólares (16,88 mil milhões de euros), como lembra a Reuters.

Por outro lado, a nova aquisição da Iberdrola permite à companhia alargar a sua presença no mercado norte-americano para lá da região nordeste, conseguindo agora operar em 24 estados.

Esta aquisição insere-se numa estratégia mais alargada da Iberdrola de investimentos em novos mercados e reforço da posição noutros. Já este ano, a empresa espanhola havia incorporado ao seu portfolio operações na Austrália, Suécia, França ou Japão.

Aliás, a Iberdrola reportou ainda esta quarta-feira ter aumentado o investimento em 23% até setembro, sendo que os investimentos em renováveis cresceram 52% e os destinados a redes aumentaram 5,5%. Além disso, o resultado líquido da maior elétrica do mundo aumentou 4,7%, alcançando agora os 2.681 milhões de euros, segundo comunicado da elétrica espanhola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.