A empresa de energia espanhola, Iberdrola, vai entrar no negócio de baterias de energia em Portugal, onde vai beneficiar de uma ajuda de 19,7 milhões do Estado português.
De acordo com o jornal “El Economista”, o Governo português tinha lançado o concurso no verão do ano passado, estando inserido no Plano de Recuperação de Resiliência (PRR) visando promover o armazenamento de energias renováveis e reduzir a dependência de fontes de energia fósseis.
No total foram realizadas 79 candidaturas ao concurso do Fundo Ambiental, que aprovou 43 projetos, seis deles da Iberdrola. No total o concurso conta com uma dotação de 99,75 milhões de euros para serem instalados cerca de 500MW de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica pública.
As iniciativas selecionadas vão permitir avançar com a descarbonização do sistema energético e contribuir para a transição de uma economia mais verde, que vai de encontro com os objetivos estabelecidos pelo Plano Nacional de Energia e Clima 2030.
Entre os selecionados do concurso destacam-se também a Galp, a Navigator, a Days of Luck, a Fotovoltaica Lote A, a Solara4 Phase4 e a Revendosol.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com