O IGCP anunciou esta sexta-feira que vai realizar no próximo dia 11 de setembro dois leilões de Obrigações do Tesouro, com maturidade em 15 de junho de 2029 e 18 de abril de 2034.
Segundo o organismo que gere a dívida pública nacional, presidido por Cristina Casalinho, as duas operações terão um montante indicativo global entre mil milhões de euros 1.250 milhões de euros.
O IGCP aproveita assim o momento positivo que a dívida soberana atravessa, em termos de custos de financiamento. Nas últimas semanas, os juros da dívida portuguesa a dez anos transacionada no mercado secundário (entre investidores) têm vindo a descer para valores muito próximos de 0%, mas ainda positivos – o que atrai investidores, já que outros títulos, como os alemães, têm rendimento negativo.
Como salientou o próprio ministro das Finanças há uma semana, em entrevista à RTP, os juros nacionais chegaram a estar mais baixos do que os de Espanha- algo pouco comum em termos históricos.
Esta sexta-feira às 13h30, os juros portugueses a dez anos estavam em 0,23% no mercado secundário, quando os espanhóis se situavam em 0,20%
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com