[weglot_switcher]

Igreja Mórmon compra quinta com 700 hectares no Alentejo

A Farmland Reserve é apenas uma das muitas facetas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sediada em Salt Lake City no estado do Utah nos EUA. Negócio foi fechado por 40 milhões de euros.
19 Fevereiro 2025, 10h30

A Farmland Reserve é uma empresa da Igreja Mórmon que se dedica ao agronegócio em todo o mundo. A sua aquisição mais recente é uma quinta com 700 hectares em Ferreira do Alentejo, distrito de Beja.

A quinta pertencia ao grupo Agrihold – detido pelas famílias espanholas Martinavarro e Ballester que fundaram a Citri&CO – com o negócio a ser fechado por 40 milhões de euros. O grupo detinha a Herdade da Zambujeira  desde o ano 2000.

A notícia da compra foi revelada pelo jornal espanhol “El Economista”.

A Farmland Reserve é apenas uma das muitas facetas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sediada em Salt Lake City no estado do Utah nos Estados Unidos da América.

Outra delas é o fundo de investimento Ensign Peak que geria um total de 57 mil milhões de dólares de ativos, entre ações e obrigações, o valor mais elevado desde o ano 2000, segundo contas do “Salt Lake Tribune” feitas em novembro.

A maior aposta do fundo é em ações da Nvidia, detendo à altura 3,3 mil milhões de dólares. Seguem-se a Apple, Microsoft, Meta, Amazon e a Alphabet. Já a Tesla surge na 13ª posição, mas há também ações da UnitedHealth Group, JPMorganChase e Eli Lilly.

Mas esta é apenas uma pequena parte da riqueza da Igreja: uma estimativa aponta para uma soma de 293 mil milhões de dólares no final de 2024, segundo o Widow’s Mite Report, uma plataforma gerida por atuais e antigos membros da Igreja, que recorre a várias fontes para fazer as contas, com o objetivo de trazer maior transparência.

Entre 2023 e 2024, a fortuna da Igreja terá crescido em 28 mil milhões de dólares: 206 mil milhões de dólares em investimentos, e 87 mil milhões em ativos.

O relatório também destaca que a Igreja gastou 905 milhões de dólares em caridade dentro da Igreja, e 650 milhões em ajuda humanitária fora da Igreja.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.