Impacto económico de 318 milhões: Portugal renova parceria com a Universidade do Texas

Programa UT Austin Portugal é renovado esta quinta-feira, 15 de fevereiro, por mais uma década. Iniciativa gerou um impacto económico direto superior a 318 milhões de euros.

Portugal vai continuar a apostar no impacto da transformação de ciência em tecnologias de grande valor internacional continuando a colaboração com a rede UTEN (University Technology Enterprise Network), garante a rede em comunicado.

O reforço na computação avançada, que faz parte do programa UT Austin | Portugal desde o início, visa, “capacitar Portugal de todos os recursos necessários à modelação digital e à ciência de dados com vista a alavancar a investigação espacial e de observação da Terra e com isso explorar os ativos mais valiosos do país, nomeadamente nas áreas do novo AIR Center”.

Na área da física médica, explica o documento, a aposta é na colaboração com o MD Anderson Cancer Center com vista a capacitação e treino em tecnologia nuclear de protões de alta energia com vista a terapias oncológicas promissoras.

No que respeita à nanotecnologia, acrescenta, estabelece-se uma nova agenda de investigação e inovação que visa uma abordagem integrada para o desenvolvimento de materiais novos e complexos para novos mercados.

São dez as empresas que vão apoiar e colaborar com o programa UT Austin Portugal. A saber: Abyssal, Deimos Engenharia, Edisoft – Empresa de serviços e desenvolvimento de software, Graphenest, Companhia IBM Portuguesa, Omnidea, Petsys Electronics – Medica Pet Detectors, Tekever e Wavecom Soluções Rádio.

A direção do programa, em Portugal, estará a cargo de José Manuel Mendonça, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e docente da FEUP, e, nos EUA, de John Ekerdt, Reitor Associado de Investigação em Engenharia na Universidade do Texas em Austin.

A parceria internacional UT Austin| Portugal, tem 10 anos, envolveu para cima de 300 estudantes de pós-graduação, cerca de 100 investigadores pertencentes a 50 universidades e instituições de investigação e 13 empresas afiliadas. Os programas doutorais estabelecidos em Digital Media, Computação Avançada e Matemática Aplicada, graduaram cerca de 50 novos doutores em Portugal.

A iniciativa UTEN gerou um impacto económico direto superior a 318 milhões de euros, dos quais 72 milhões de euros em capital de risco atraído por empresas nacionais nos EUA e 133 milhões de euros de tecnologia exportada.

Ler mais
Recomendadas

Tem uma startup ou PME de agrofood ou ambiente? DIVA vai apoiar novas soluções

As candidaturas podem ser feitas até 1 de fevereiro de 2019. Podem candidatar-se pequenas e médias empresas, incluindo startups, legalmente constituídas e estabelecidas num dos seis países referidos.

Pagamentos eletrónicos não são exclusivos dos ‘millennials’

Estudo encomendado para a Mastercard Portugal demonstra que a população mais idosa portuguesa já utiliza as novas tecnologias para efetuar pagamentos. Embora não acreditem que o dinheiro em numerário vá desparecer, os mais velhos vêem na tecnologia uma ajuda a controlar as finanças pessoais.

‘Hackers’ ganham até 500 mil dólares por ano para defender empresas

A Tesla é uma das empresas que contrata ‘hackers’ para testar a defesa dos seus sistemas informáticos. De acordo com um estudo publicado nos EUA, pela companhia Bugcrowd, o preço a cobrar depende da seriedade do problema.
Comentários