[weglot_switcher]

Impeachment de Trump. Denunciante poderá vir a ser forçado a usar máscara durante julgamento

Os esforços para esconder a identidade do denunciante até à data do julgamento, no Congresso, dão uma ideia daquilo que está em jogo.
  • Jonathan Ernst / Reuters
8 Outubro 2019, 12h03

Os democratas estão preocupados que Donald Trump e a sua administração divulguem a identidade do denunciante que acusou o presidente de ter conversas secretas com o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky. De acordo com a notícia avançada pelo The Washington Post, esta segunda-feira, a Casa de Representantes poderá avançar com um reforço de segurança de modo a proteger o anónimo.

Caso essa proteção não seja suficiente, os democratas vão considerar a possibilidade do denunciante testemunhar noutro lugar fora do Congresso ou até de ocultar a cara e distorcer a voz durante o julgamento.

Estes novos avanços são uma clara ideia daquilo que está em jogo, enquanto o Senado, a Casa de Representantes e o Congresso se preparam para ouvir o denunciante. De acordo com a imprensa internacional, tratar-se de um agente oficial da CIA que argumenta que Trump desrespeitou a lei e tirou proveito do seu estatuto enquanto presidente para não ser penalizado.

A chamada entre os dois presidentes – em que Trump pediu a Zelensky que investigasse o filho do ex vice-presidente Joe Biden, Hunter Biden por corrupção – é o principal combustível no processo de impeachment contra Trump. Este ano, Biden é um dos principais adversários do republicado na corrida à presidência de  2020.

Para além desta chamada, a acusação aponta o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr e o secretário de Estado Mike Pompeo como suspeitos de entrarem em contacto com líderes estrangeiros de pelo menos quatro países.

Apesar das provas, algumas públicas, que sustentam as alegações do denunciante – muitas das quais vieram de Trump ou da Casa Branca – o presidente e seus aliados acusaram o funcionário de cometer espionagem. Trump também sugeriu que o denunciante e todos os funcionários que foram cúmplices sejam acusados de traição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.