Algures em 2024, Rupert Murdoch, o muito contestado magnata da comunicação social, anunciou que iria reescrever o futuro do fundo da família para conceder ao seu filho mais velho, Lachlan, o controlo total do império Murdoch após a sua morte, em vez de o dividir igualmente entre os seus quatro filhos mais velhos. A emenda fazia parte de um plano chamado ‘Projeto Harmonia Familiar.
A decisão de Rupert foi o clímax de uma batalha pela sucessão que colocou os irmãos James e Lachlan, nascidos com apenas 15 meses de diferença, um contra o outro para toda a vida. As suas irmãs mais velhas, Prudence e Elisabeth, nunca foram candidatas sérias a administrar o negócio:
Os jornais recordam que Rupert tinha então 92 anos e tinha certeza de que James conspirava com as suas irmãs para assumir o controlo das empresas da família assim que ele morresse. James olhava para a Fox News como uma praga no nome da sua família e uma ameaça à democracia norte-americana e previa introduzir, assim que pudesse, mudanças drásticas na empresa.
James e as suas irmãs mais velhas moveram-se para impedir que Rupert mudasse o disposto e lançasse tudo ‘no colo’ de Lachlan. O drama legal deveria desenrolar-se longe do público, num tribunal de sucessões de Reno – Nevada. Mas isso era basicamente impossível. o julgamento determinaria quem iria controlar o império de comunicação social mais poderosa do mundo, que derrubou governos e entregou a Casa Branca a Donald Trump – segundo alguns analistas. Intrigas, manipulações familiares, mentiras, traições e tudo o mais que se pudesse imaginar, acabou na rua – para gaudio dos que andam à procura do próximo êxito de Hollywood. James e Rupert não se falam há anos.
Para a imprensa, James Murdoch gosta de pensar em si mesmo como um estudante de ‘disfunção dinástica’. A luta pelo fundo foi o culminar de uma história de décadas – que James decidiu que finalmente estava pronto para contar. Sempre houve rumores sobre James, recorda o jornal ‘The Atlantic’: a sua propensão mais liberal, as suas azedas conversas com o pai – mas ao longo de duas décadas como executivo da News Corp e da Fox, foi fiel ao que o pai determinava. Os analistas dizem que foi preparado em vários pontos para ser o sucessor do pai.
Quando, em 2020, renunciou subitamente ao conselho de administração da News Corp numa breve carta citando “divergências sobre certos conteúdos editoriais” e “outras decisões estratégicas”, o mundo ficou petrificado. James nunca explicou completamente o que levou a essa decisão e aparentemente continua assim. As reportagens e pedidos de entrevista dos mais diversos órgãos de comunicação social não progrediam – com Rupert e o filho Lachlan a recusarem qualquer contacto que pudesse aclarar o que se passava no interior da cúpula que dirige o grupo.
O império Rupert tem a sua própria mitologia, que todos os Murdoch aprendem desde cedo. E a próxima história da criação dessa mitologia está a ser escrita por estes dias. O jornalista norte-americano McKay Coppins publicou uma rara e abrangente entrevista a James Murdoch, onde uma parte dos ‘podres’ do império é exposta.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com