[weglot_switcher]

Impressoras 3D transformam indústrias à boleia da era digital

Na quarta revolução industrial, as impressoras 3D já desempenham um papel relevante na produção de quase tudo, incluindo órgãos humanos. De acordo com um estudo do banco Internationale Nederlanden Groep, estima-se que, nas próximas duas décadas, um em cada dois produtos industriais será impresso a três dimensões.
23 Fevereiro 2020, 09h00

As impressoras 3D vieram para ficar e reformular os atuais moldes da produção industrial nas grandes metalúrgicas, indústria espacial, automóvel, saúde, eletrónica de consumo, vestuário entre muitas outras. A lista é interminável e qualquer objeto, de maior ou menor dimensão que possamos imaginar, está ao alcance de ser produzido por uma impressora 3D.

Os materiais utilizados na produção aumentam numa base quase diária, inclusive, a maneira como os próprios são trabalhados varia ao longo do tempo, à medida que, com a ajuda da inteligência artificial, se descobrem as maneiras mais eficientes de trabalhar e moldar a matéria prima – qualquer que ela seja. O que confere a este tipo de tecnologia um caráter dinâmico e eclético é a capacidade de transformar qualquer objeto ou forma física num produto imprimido a três dimensões, independentemente do tamanho, forma ou nível de complexidade.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.