[weglot_switcher]

“Inapto”. Especialistas republicanos em segurança escrevem carta demolidora sobre Donald Trump

Dificilmente podia ser pior: um grupo de republicanos que serviram na área da segurança sob governos do partido publicaram uma carta onde a adjetivação sobre o presidente o coloca no mais baixo grau da competência.
  • Donald Trump
21 Agosto 2020, 16h59

Mais de 70 republicanos que em alguma altura das suas atividades ocuparam cargos na área da segurança nacional nos governos norte-americanos afirmaram, numa carta divulgada esta sexta-feira, que o presidente Donald Trump “carece de caráter e a competência para liderar” a nação.

“Estamos profundamente preocupados com o rumo da nação sob a liderança de Donald Trump”, escrevem os signatários da carta, entre os quais estão o antigo diretor da Agência Central de Inteligência Michael Hayden, o antigo diretor de Inteligência John Negroponte e o ex-Secretário da Defesa Chuck Hagel.

“Trump demonstrou que carece do carácter e competência para liderar esta nação e incorreu em comportamentos corruptos que o tornam inapto para servir como presidente”, continua a carta.

Os antigos funcionários que assinaram a carta, incluindo o antigo diretor do FBI William Webster, ocuparam cargos de segurança nacional nas presidências de Ronald Reagan, George H. W. Bush, George W. Bush e também na de Trump.

O texto afirma que Trump “prejudicou gravemente o papel dos Estados Unidos como líder mundial”, “procurou influência estrangeira e prejudicou a confiança nas nossas eleições presidenciais”, “alinhou-se com ditadores”, e “insultou as nossas forças armadas, agências de inteligência e diplomatas”.

Demolidora, a carta afirma ainda que Trump “prejudicou o Estado de direito”, “desonrou a presidência”, “dividiu a nação”, “atacou e vilipendiou os imigrantes”, e “pôs em perigo a segurança dos Estados Unidos” ao perturbar o funcionamento das agências de segurança nacional.

Por todas estas razões, concluíram, “acreditamos firmemente que é do interesse da nossa nação que o (antigo) vice-presidente Joe Biden seja eleito como o próximo presidente dos Estados Unidos, pelo que votaremos nele”.

Durante a Convenção Nacional Democrata, que terminou esta quinta-feira após a apresentação oficial da candidatura de Biden às eleições de 3 de novembro, outras figuras republicanas proeminentes declararam o seu apoio à candidatura de Biden, incluindo o antigo governador do Ohio John Kasich. Já em junho, o antigo secretário de Estado Colin Powell disse que votaria no candidato democrata este ano porque Trump “mente”.

Neste momento, todas as sondagens dão a Biden uma vantagem de cerca de 10 pontos percentuais sobre Trump.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.