[weglot_switcher]

India acusa entidades chinesas de lavagem de dinheiro

Depois de invadirem as instalações de entidades chinesas as autoridades fiscais indianas descobriram que “a pedido de indivíduos chineses, mais de 40 contas bancárias foram criadas em várias entidades fictícias”.
11 Agosto 2020, 20h33

As autoridades fiscais indianas invadiram as instalações de algumas entidades chinesas por acusações de lavagem de dinheiro, de acordo com um comunicado divulgado pela Reuters esta terça-feira, 11 de agosto.

A investigação revelou que “a pedido de indivíduos chineses, mais de 40 contas bancárias foram criadas em várias entidades fictícias”, apontaram as autoridades fiscais indianas em comunicado.

As acusações surgem após um confronto entre Nova Delhi e Pequim em junho. Desde o confronto, o governo do primeiro-ministro indiano Narendra Modi tomou medidas como banir alguns aplicações de empresas chinesas e tornou mais rígidos os requisitos para investimento e participação de chineses em licitações do governo.

O comunicado, citado pela Reuters, não forneceu detalhes sobre o momento das invasões ou sobre o tipo de ‘entidades’ mencionadas, mas adiantou que os “envolvidos utilizaram empresas fictícias para a lavagem de dinheiro”.

Na missiva, as autoridades fiscais indianas revelaram ainda que “uma das subsidiárias de uma empresa chinesa tinha recebido mais de 11,42 milhões de euros em adiantamentos falsos de entidades de fachada, que supostamente serviriam para a construção de provadores de retalho”, mas também que “outras investigações estão em andamento”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.