[weglot_switcher]

Índice PSI ultrapassa 8 mil pontos com valorização da Corticeira Amorim após acordo tarifário UE-EUA

O índice PSI alcançou máximos de 2011, impulsionado pela valorização de 5,24% da Corticeira Amorim, beneficiada pelo acordo tarifário que isenta a cortiça de taxas.
22 Agosto 2025, 07h00

O índice PSI ultrapassou os 8 mil pontos nesta quinta-feira, alcançando os níveis mais altos desde 2011. O clima otimista em Lisboa foi impulsionado pela valorização da Corticeira Amorim, que se beneficiou do acordo entre a UE e os EUA sobre tarifas.

O índice de referência da bolsa de Lisboa registou uma subida diária de 0,43%, atingindo os 8.020 pontos. A Corticeira Amorim destacou-se ao ver as suas ações aumentarem significativamente na segunda metade da sessão, fechando com uma valorização de 5,24%, a 8,03 euros. O entusiasmo dos investidores deve-se ao fato de que as tarifas, anunciadas durante a tarde, isentam o segmento da cortiça.

Adicionalmente, o BCP subiu 1,35%, fixando-se em 0,7972 euros, enquanto a Galp valorizou 1,11%, alcançando os 16,44 euros, e a REN avançou 0,66%, para 3,035 euros.

Por outro lado, a Mota-Engil sofreu uma queda de 3,35%, terminando o dia com as ações a 5,335 euros, no momento do fecho dos mercados europeus.

No panorama internacional, as bolsas também apresentaram variações, com Espanha a subir 0,02%, a Alemanha 0,06%, o Reino Unido 0,27% e Itália 0,29%. Em contraste, o CAC 40 em França registou uma descida de 0,44%, enquanto o índice Euro Stoxx 50 caiu 0,17%.

No mercado de futuros, o preço do barril de Brent subiu 0,88%, atingindo os 67,43 dólares, e o crude também avançou 0,88%, para 63,26 dólares. Em relação ao câmbio, o euro desvalorizou 0,34%, sendo negociado a 1,1610 dólares.

Segundo a análise do Departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking, “as bolsas europeias fecharam com uma mistura de ganhos e perdas ligeiras”.

“Apesar da indicação preliminar de que a atividade na zona euro, e especialmente nos EUA, foi bastante mais robusta do que o esperado em agosto, com a indústria a surpreender ao voltar à expansão em ambos os lados do Atlântico, os investidores mostraram alguma cautela, num dia que marca o início do Simpósio anual de Jackson Hole”, afirmam os analistas.

Neste simpósio, procuram-se “sinais sobre possíveis cortes nas taxas de juro por parte dos diferentes bancos centrais, sendo que amanhã será a vez do presidente da Fed discursar”.

“O setor bancário destacou-se entre as melhores performances, beneficiando o BCP, que se aproxima da sexta semana consecutiva de valorização, aproximando-se dos 80 cêntimos por ação. A Corticeira Amorim viu um aumento de interesse após o material derivado da casca de sobreiro ter sido listado entre os produtos isentos de tarifas numa declaração conjunta dos EUA e da UE”, concluem.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.