[weglot_switcher]

Inditex vale 150 mil milhões e é a cotada mais valiosa de Espanha

O grupo, que integra as marcas como Zara, Massimo Dutti, Pull&Bear, Bershka, Stradivarius e Oysho, está a viver um bom dia em bolsa, com a sua capitalização a subir e a atingir os 150.380 milhões de euros.
Zara
20 Agosto 2024, 17h02

A Inditex tornou-se a primeira empresa espanhola a valer mais de 150 mil milhões de euros, consolidando a sua posição como uma das empresas mais valiosas de toda a Espanha . O grupo de moda fundado por Amancio Ortega tem estado a observar um aumento do valor das suas ações, hoje a ser negociadas num máximo histórico de 48 dólares.

O grupo, que integra as marcas como Zara, Massimo Dutti, Pull&Bear, Bershka, Stradivarius e Oysho, está a viver um bom dia em bolsa, com a sua capitalização a subir, chegando aos 150.380 milhões de euros (150,38 mil milhões).

A empresa de Amacio Ortega é agora a cotada mais valiosa da bolsa espanhola, IBEX35, seguida da Iberdrola, que também regista os valores mais elevados da sua história, que ronda os 80 mil milhões de euros. Já o banco Santander fecha o pódio, com uma valorização de cerca de 67 mil milhões de euros.

Desde o início do ano a cotada já valorizou 20%, tendo visto vários bancos de investimento a avaliar as suas ações em alta, o que levou a uma corrida aos títulos da Inditex. O banco de investimento norte-americano Jefferies foi o último a dar um voto de confiança à Inditex, ao recomendar a compra destas ações, considerando-as como “um refúgio” que apresenta ”uma valorização atrativa em tempos de incertezas para as empresas de consumo”.

No próximo dia 11 de setembro a Inditex vai divulgar os resultados do segundo trimestre, sendo que os analistas apontam que estes devem confirmar os ganhos em vendas e lucros. Segundo o jornal “Cinco Dias”, os analistas do Citi atribuem uma avaliação de 52 euros à empresa, enquanto o Jefferies atribui 51 euros.

Dentro do Euro Stoxx 50, índice com 50 empresas da zona Euro, há apenas cinco empresas que ultrapassam o valor da Inditex em bolsa: a ASML com uma valorização de 339.850 milhões de euros; o grupo LVMH com 339.200 milhões de euros; a SAP com 243.490 milhões de euros; a Hermés com 231.040 milhões de euros e a L’Oréal com 206.440 milhões de euros.

Feitas as contas à sua nova capitalização bolsista, a organização de moda e retalho empata com a petrolífera TotalEnergies, cuja valorização ronda os 150 mil milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.