[weglot_switcher]

Indústria automóvel portuguesa resiste a travagem que está a afetar zona euro

Setor automóvel alemão está em dificuldades com a travagem na China. Portugal segue em contraciclo e quase 15% das exportações são carros, o que não acontecia desde os anos 90. Resta saber se resiste.
27 Outubro 2019, 09h00

Ouve-se há décadas o mantra de que “Portugal é uma pequena economia aberta”, extremamente dependente de meia dúzia de mercados externos, e que qualquer borboleta a bater as asas para lá dos Pirinéus provoca uma tempestade no Terreiro do Paço. Mas então como explicar que Portugal esteja a crescer acima da zona euro e a aumentar exportações quando o ambiente económico na região da moeda única está a deteriorar-se?

Parte da resposta encontra-se no setor automóvel. A desaceleração económica europeia está largamente relacionada com o setor automóvel alemão, a braços com uma queda de vendas para a China, que havia adquirido um peso determinante para as exportações de veículos europeus. E o setor automóvel português aparece em claro contraciclo com a Alemanha e mesmo Itália, outro país com uma poderosa indústria automóvel em dificuldades.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.