[weglot_switcher]

“Induz opinião pública em erro”. Secretário de Estado da Economia desmente Bloco sobre ligações ao imobiliário

Em comunicado João Rui Ferreira esclarece que antes de tomar posse cessou todas as funções anteriormente exercidas, incluindo as na Associação Portuguesa da Cortiça e, por inerência, qualquer representação na referida Confederação.
26 Fevereiro 2025, 12h13

O secretário de Estado da Economia desmente as declarações da coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, de que mantenha ligações ao setor imobiliário. “A declaração da coordenadora do BE, Mariana Mortágua, referindo-me como atual representante na Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário induz a opinião pública em erro”, diz João Rui Ferreira, em comunicado esta quarta-feira.

O Bloco de Esquerda revelou esta terça-feira que sete membros do Governo detêm empresas imobiliárias, incluindo a secretária de Estado da Habitação, e apelou ao Presidente da República para aprender com os erros e vetar qualquer alteração futura à lei dos solos.

Face a esta situação, o João Rui Ferreira reiterou que antes de tomar posse como secretário de Estado da Economia, cessou todas as minhas funções anteriormente exercidas, incluindo as na APCOR e, por inerência, qualquer representação na referida Confederação.

“Importa esclarecer que esta posição na referida Confederação decorria exclusivamente do seu cargo na direção executiva da APCOR (Associação Portuguesa de Cortiça), funções que cessaram antes da sua tomada de posse como membro do Governo”, pode ler-se no comunicado.

Mariana Mortágua, em declarações na Assembleia da República, disse que o seu partido “tomou a liberdade de fazer o levantamento de todos os deputados e de todos os membros do Governo que possam ter empresas imobiliárias”, tendo concluído que são sete governantes e 20 deputados nessa situação, apontando incompatibilidades entre essas funções e a legislação de relacionadas com habitação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.