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Inês Caldeira: de estagiária na L’Oréal Portugal a diretora-adjunta mundial

Inês Caldeira entrou para a L’Oréal em 2001 como estagiária, e foi subindo a pulso. Depois de ser CEO da filial portuguesa, subiu até à casa-mãe. A Forbes Portugal voltou a colocar a gestora entre as portuguesas mais poderosas.
Inês Caldeira L'Oreal
2 Janeiro 2025, 07h00

Inês Caldeira entrou para a história quando se tornou a primeira CEO da L’Oréal Portugal, depois de vários anos na empresa de cosmética. Agora, é muito mais que líder do mercado português e subiu até ser diretora-geral adjunta para o mercado mundial da L’Oréal.

A revista Forbes Portugal coloca Inês Caldeira na liderança da categoria Indústria, dentro do ranking das mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios, somando um total de 81 pontos. Por concentrar este número de pontos, a Forbes Portugal coloca-a na quinta posição do ranking geral das mais poderosas, uma quebra face ao quarto lugar de 2023.

É licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. A empresária entrou para a L’Oréal em 2021, para desempenhar funções de estagiária na área de marketing. Afinal de contas, Inês Caldeira estava a entrar num mundo que lhe viria a subir na carreira.

Desde essa altura que já desempenhou várias funções na empresa liderada por Françoise Bettencourt (mulher mais rica do mundo com fortuna de 92 mil milhões de euros). Já foi Product Manager, International Product Manager e diretora de Marketing da L’Oréal Portugal ainda antes de assumir as rédeas da filial portuguesa.

Foi em 2014, com apenas 35 anos, que Inês Caldeira se tornou a primeira mulher a assumir a liderança da L’Oréal Portugal, bem como a profissional mais jovem de sempre a assumir estas funções.

Posteriormente, em 2018, e depois de 17 anos de experiência no grupo, foi nomeada para diretora-geral da L’Oréal Tailândia, Camboja e Laos. Nesta altura assumiu como a sua principal missão impulsionar o conceito de ‘Beauty for All’ numa região conhecida pelos cabelos hidratados, cujo mercado estava então avaliado em três mil milhões de euros.

“Estou satisfeita e honrada em assumir este novo papel na Ásia através da L’Oréal Tailândia. Espero continuar a impulsionar as quatro principais prioridades de desenvolvimento neste mercado: foco no consumidor, aceleração digital, melhor empresa para trabalhar e responsabilidade social, com o objetivo de desenvolver talento, impulsionar o crescimento da filial, bem como de contribuir para a comunidade tailandesa”, apontou Inês Caldeira num comunicado na altura.

Mas a experiência foi boa enquanto durou – e a gestora continua a ser apaixonada pela cultura, basta ver pelas suas redes sociais – e Inês Caldeira regressou à Europa em setembro de 2022 para um novo desafio: diretora-geral adjunta para o mercado mundial.

Em si cabem as funções de supervisão do mercado chinês, mercados emergentes e áreas de e-commerce. No ano passado, a área do comércio eletrónico tinha um peso de 20% no volume total do negócio da L’Oréal, quase atingindo os 40 mil milhões de euros.

Atualmente, e desde que assumiu funções europeias, Inês Caldeira vive em Paris com o filho e o marido, francês que tem uma empresa em Portugal. O desejo será regressar a Portugal, algo que não está fora de questão dada a ligação do casal a território luso.

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