Infografia | Biden mantém vantagem de quase 10 pontos, mas a corrida ainda tem muitas curvas

A média das sondagens nacionais das intenções de voto dos americanos para as presidenciais de 3 de novembro tem colocado o democrata Joe Biden perto de 10 pontos à frente do republicano Donald Trump.

Relacionadas

Biden, Obama e Ivanka Trump: Flórida é ‘campo de batalha’ esta semana

O Estado pode ser decisivo para o desenlace das eleições de 3 de novembro. As sondagens não são conclusivas, pelo que tanto democratas como republicanos estão a dirigir todos os esforços para o sul do país.

Senado confirma Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

A designação da juíza Barrett, de 48 anos, garante assim uma maioria conservadora de 6-3 no Supremo Tribunal, o que alguns analistas consideram poder ser importante a curto prazo, se os resultados eleitorais das presidenciais de 3 de novembro forem contestados pelos republicanos, como já foi admitido pelo Presidente Donald Trump.

EUA: republicanos estão cada vez mais autocráticos

O partido convergiu, nas últimas duas décadas, para uma postura cada vez menos democrática, aproximando-se da forma de atuar dos partidos que governam em sociedades autocráticas marcadamente de centro-direita, revela um estudo internacional.
Recomendadas

Trump pressionou investigadora a encontrar “a resposta certa” relativamente a suposta fraude eleitoral no estado da Geórgia

Numa chamada telefónica efetuada em dezembro, mas agora divulgada pelo Wall Street Journal, Trump pode ser ouvido a garantir à principal investigadora do gabinete da secretaria de Estado da Geórgia que esta seria “elogiada” caso encontrasse “a resposta certa” que provasse as suas insinuações de fraude. A chamada será agora analisada em duas investigações separadas, uma delas de natureza criminal.

Democratas dizem que ‘impeachment’ de Trump serve para garantir que “nenhum futuro presidente” volte a apelar à violência

Recorrendo a relatos policiais, de funcionários do Capitólio e a notícias de imprensa estrangeira, os democratas alegaam que Donald Trump foi o responsável pela invasão do Capitólio, tendo provocado danos políticos e sociais de longo prazo.

PremiumJoe Biden: Prioridades para lidar com a herança caótica dos Estados Unidos

Depois do veemente apelo à unidade face à grande perturbação que não acabou por Donald Trump sair da Casa Branca, o novo presidente tem tremendos desafios pela frente, tanto interna como externamente. Nenhum é de solução rápida e é por isso que Joe Biden tem de contar com todos – daí o apelo deixado no discurso de tomada de posse. A convergência entre democratas e republicanos é uma condição prévia, pelo menos no que diz respeito a alguns dossiês.
Comentários