[weglot_switcher]

Informação enviada à Rússia: PAN exige que sejam assumidas responsabilidades políticas

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, considerou o “episódio lamentável”. “Não pode passar em branco como tem acontecido sucessivamente em Portugal, e em Lisboa, perante graves falhas de governabilidade”.
10 Junho 2021, 20h53

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza repudiou, esta quinta-feira, o “acontecimento protagonizado pela Câmara Municipal de Lisboa ao entregar os nomes e as moradas de três manifestantes à embaixada russa em Lisboa e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia”.

Depois de ter sido noticiado que a Câmara de Lisboa tinha enviado informação ao Kremlin sobre ativistas russos em Portugal, o PAN “exige que sejam apuradas e assumidas responsabilidades políticas e defende que Fernando Medina deve prestar esclarecimentos à Assembleia Municipal de Lisboa”.

“Este episódio lamentável não pode passar em branco como tem acontecido sucessivamente em Portugal, e em Lisboa, perante graves falhas de governabilidade. A Câmara Municipal não pode partilhar informação sensível, não tendo competência ou autorização para tal. O país exige que os seus políticos e governantes assumam responsabilidades de uma vez por todas e este é um caso no qual é imperativo que isso aconteça”, considerou Inês de Sousa Real, Porta-voz do PAN e deputada municipal em Lisboa.

Para Inês Sousa Real “não é admissível que Portugal, que deveria estar na linha da frente da defesa dos direitos humanos, exponha ativistas que se opõem a regimes, sejam eles de que país forem. É fundamental perceber a dimensão do problema e de imediato tomar medidas para o resolver e, acima de tudo, proteger estas pessoas”.

“Estando Lisboa claramente num fim de ciclo governativo marcado por erros sucessivos que têm lesado a cidade, é fundamental que nas próximas eleições estes atropelos, designadamente aos direitos humanos, sejam consequentes e que a cidade mostre um cartão vermelho a Fernando Medina e ao seu executivo”, remata Inês de Sousa Real.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.