[weglot_switcher]

Infraestruturas de Portugal lança obra na linha ferroviária de Leixões

Segundo a empresa liderada por António Laranjo, o investimento previsto neste projeto é de 3,2 milhões de euros, “no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária”.
23 Agosto 2019, 18h34

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para as obras de estabilização de taludes na linha ferroviária de Leixões e o sistema de concordância de Gemil.

Segundo a empresa liderada por António Laranjo, o investimento previsto neste projeto é de 3,2 milhões de euros, “no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária”.

“A Infraestruturas de Portugal informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para a contratação de empreitada de estabilização de taludes localizados na linha de Leixões, entre os km 4,360 e 20,430, e na concordância de São Gemil, entre os km 3 e 3,680, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos”, explicou hoje, 23 de agosto, a empresa pública, em comunicado.

De acordo com esse mesmo documento, “a empreitada tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de um total de 11 taludes de escavação de maciço rochoso granítico (9 na linha de Leixões e 2 na concordância de São Gemil), onde foram identificados sinais de potencial instabilidade que poderiam vir a comprometer as condições de circulação ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, nestas duas importantes ligações estratégicas para o tráfego ferroviário de mercadorias”.

Ainda segundo a IP, o prazo previsto para a execução da empreitada é de 18 meses.

A linha de Leixões, inaugurada em 1938, liga a linha do Minho, na estação de Contumil, ao porto de Leixões.

Por seu turno, a concordância de São Gemil tem início na Eetação de Ermesinde, onde entroncam as linhas do Minho e Douro e o términus na estação de São Gemil (linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.