[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal congratula-se com “a não recondução de Mário Centeno”

No que toca à nomeação de Álvaro Santos Pereira, a Mariana Leitão afirmou que “trata-se de um economista com um currículo internacional sólido, com experiência relevante nas áreas da economia e da política económica”.
A nova líder da Iniciativa Liberal (IL) Mariana Leitão, discursa durante a X Convenção Nacional do partido, em Alcobaça, 19 de julho de 2025. Mariana Leitão, apelou hoje a que o partido deixe as disputas internas e vire a força “para fora”, frisando que os adversários estão no “regime instalado” e “na máquina que eterniza a estagnação”. PAULO CUNHA/LUSA
24 Julho 2025, 15h36

A presidente da Iniciativa Liberal reagiu à nomeação do Governador do Banco de Portugal e Mariana Leitão disse que o partido “congratula-se com a não recondução de Mário Centeno”.

“A Iniciativa Liberal congratula-se com a não recondução de Mário Centeno. A forma como entrou no cargo através de uma porta giratória entre política e regulador já fazia adivinhar que seria um governador que exerceria o cargo como actor político com interesses políticos, como o fez. Ministro de António Costa nomeado por António Costa”, escreveu na rede social X Mariana Leitão.

No que toca à  nomeação de Álvaro Santos Pereira, a dirigente liberal afirmou que” trata-se de um economista com um currículo internacional sólido, com experiência relevante nas áreas da economia e da política económica. No entanto, não se pode ignorar que Álvaro Santos Pereira é também um ex-Ministro de um governo do PSD agora indicado para o cargo de Governador por outro governo do PSD. Essa ligação política passada, mesmo não sendo recente, deixa inevitavelmente dúvidas quanto à perceção de independência em relação ao poder político”.

“Álvaro Santos Pereira não transita diretamente da política ativa para o cargo de Governador do Banco de Portugal, o que é uma evolução, mas a IL continua a defender que estas nomeações sejam feitas através de um concurso público internacional”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.