A consultora portuguesa INOVA+ captou mais de 22 milhões de euros para 45 entidades portuguesas em projetos das Missões da União Europeia (UE), posicionando-se, assim, em terceiro lugar quanto às empresas europeias com maior participação nesse âmbito.
No total, INOVA+ viu serem aprovados 10 projetos no âmbito das Missões da União Europeia, nomeadamente nas Missões Clima, Oceano e Solo, o que corresponde a um investimento acima de 112 milhões de euros, que envolveram universidades, Centros de I&D, Comunidades Intermunicipais, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Organismos da Administração Central, PME e associações.
A INOVA + sublinha, em comunicado, que “assume uma posição de liderança no que respeita às Missões da União Europeia” ao participar com 10 projetos no âmbito das Missões, dos 31 aprovados no total pelo Horizonte Europa, ao lado da Climate-KIC Holding B.V., dos Países Baixos, e da francesa LGI Sustainable Innovation, com 12 projetos cada uma.
“Estamos alinhados com as prioridades europeias e temos vindo a mobilizar o Ecossistema Nacional de Inovação nesse sentido. Através da participação nestes grandes projetos de colaboração entre agentes do meios científico, empresarial e público de diferentes países, temos impulsionado Portugal a contribuir ativamente para a construção da Europa do Futuro”, comenta o presidente da INOVA+, Eurico Neves, citado na mesma nota.
As novas Missões da UE foram criadas no arranque do atual Programa-Quadro Comunitário (2021), representando um investimento de cerca de seis mil milhões de euros, operacionalizado pelo programa Horizonte Europa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com