Inovação e talento na advocacia em debate

Gestão da inovação e identificação e retenção de talento são dois desafios que a advocacia terá de enfrentar pós-pandemia. Aresposta é essencial para o desenvolvimento da atividade.

O Jornal Económico (JE) vai promover, com o apoio da sociedade de advogados Morais Leitão, uma conferência sobre a inovação e o talento na advocacia, que constituem dois dos mais relevantes desafios que a classe e a atividade enfrentarão no pós-pandemia de Covid-19.

As necessidades provocadas pelas contingências do estado de exceção que temos vivido aceleraram os processos de digitalização, de forma generalizada, incluindo na advocacia, o que obrigou as organizações e os profissionais a adaptarem-se. Esta situação é visível, por exemplo, na utilização de ferramentas tecnológicas para comunicação, mas também nos atos processuais.

No entanto, paralelamente ao processo de digitalização de processos, que consiste em levar para a esfera do digital o que já existe fora dela, corre outro, mais profundo, de transformação digital, passível de provocar alterações à própria atividade, permitindo novas formas de trabalhar, novos produtos e serviços e, também, implicando alterações no quadro jurídico.

Este é um primeiro desafio. Outro, com ligação também às transformações derivadas da introdução e do uso mais extensivo da tecnologia, mas sem se limitar a este movimento, é o desafio que a advocacia enfrenta da formação, não só para responder à digitalização – nas áreas de prática e nas realidades que constituem o seu objeto –, mas também à evolução contínua da atividade e à necessidade de uma cada vez maior especialização.
Esta análise está na patente no “Especial Sociedades de Advogados: Inovação e Talento”, publicado pelo JE e disponível em www.jornaleconomico.pt, em que foi reportado o trabalho que tem sido desenvolvido no sector e quais são as perspetivas de desenvolvimento que os agentes têm, numa altura que é entendia como de mudança global. Neste Especial, abordou-se a forma como as sociedades têm respondido aos desafios, com a aposta na formação in house – e através de programas taylor made -, com o recurso à tecnologia para obviar as dificuldades resultantes da pandemia e como preparam o futuro.

Três visões de três pontos distintos
Estas questões são o ponto de partida para a reflexão que será feita na conferência sobre inovação e talento na advocacia, que contará com a participação de Tiago Geraldo, advogado sénior da sociedade de advogados Morais Leitão; João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados; e Paulo Cardoso do Amaral, professor da Universidade Católica Portuguesa.

A conferência será transmitida a 22 de setembro, a partir das 15:00, através da plataforma multimédia JE TV e das contas do Jornal Económico nas principais redes sociais, e terá cerca de uma hora de duração. Durante esta conversa, procuraremos perceber como a introdução de novas tecnologias tem alterado a forma como a advocacia desenvolve a sua atividade, especialmente tendo em conta a resposta à pandemia. Vamos conhecer como está a ser promovida e encarada a inovação no sector e que perspetivas existem de evolução da atividade. Vamos, igualmente, procurar saber quais são os principais desafios na identificação e desenvolvimento de talento na advocacia – a começar pela necessidade de formação contínua -, que soluções formativas disponibiliza o mercado e que formação é feita pelas próprias sociedades e pelos advogados. A conferência será transmitida através da plataforma JE TV e estará disponível em www.jornaleconomico.pt.

Recomendadas

“Falar Direito”. “Portugal não precisa de uma crise política”, analisa managing partner da Vieira de Almeida

“Gostaria que houvesse bom senso, ninguém precisa de uma crise político e muito menos de uma crise constitucional. Em relação aos nossos clientes, há uma expectativa de que o bom senso prevaleça. O nosso foco tem que ser a recuperação da economia”, realçou Paula Gomes Freire, em entrevista ao programa da plataforma multimédia JE TV.

“Falar Direito”. Programa de advocacia da JE TV já está disponível como podcast no Spotify

O mundo da advocacia está em destaque no programa “Falar Direito”, é o novo programa semanal da JE TV, que conta também com uma versão em podcast, com apresentação de Filipe Alves e Mariana Bandeira.

KPMG investe 3 milhões de euros na parceria com a Nova SBE

Além deste programa de bolsas, “a KPMG atribuiu um donativo à Fundação Alfredo de Sousa no valor de 1,5 milhões, estando em causa um investimento total na educação no valor de cerca de 3 milhões a realizar durante um período de dez anos”, avança a Nova SBE.
Comentários