A Inspiring Girls Portugal e a BlackRock unem-se, pelo terceiro ano consecutivo, para apresentar uma nova edição do Clube Financeiro.
Este projeto tem como objetivo dotar jovens raparigas, entre os 15 e os 19 anos, de conhecimentos básicos de gestão financeira e introduzi-las ao mercado financeiro, oferecendo-lhes, assim, as ferramentas necessárias para o seu futuro.
A edição deste ano decorrerá entre os dias 8 de maio e 5 de junho, na Católica-Lisbon.
“Através dos testemunhos e da partilha de conhecimentos de mulheres de referência no setor, as participantes terão também a oportunidade de explorar novas tendências, como fintech, blockchain, entre outras”, refere a organização não governamental.
A Inspiring Girls foi fundada no Reino Unido, e que está presente em mais de 30 países. Em Portugal, a associação nasceu em 2021, e tem como missão inspirar e elevar os sonhos e aspirações de jovens raparigas através da educação, autoconhecimento e partilha de experiências que contribuam para pôr fim a estereótipos.
Joana Frias Costa, Presidente Executiva da Inspiring Girls Portugal, citada no comunicado, diz que “a literacia financeira é uma competência fundamental para o futuro das nossas jovens”.
“Acreditamos que dar-lhes esta possibilidade de aprender sobre este mundo, através da experiência de mulheres que exercem funções reais em entidades da área financeira, é uma mais-valia, não só pela partilha de conhecimento, mas também pelo facto de poderem espelhar-se em exemplos que as inspirem a alcançar os seus objetivos”, acrescenta.
Já André Themudo, responsável de negócio para Portugal da BlackRock, destaca que “com este projeto, pretende-se continuar a contribuir para a igualdade de oportunidades, não só formando futuras líderes no setor financeiro, mas também ajudando a aumentar a presença e a visibilidade das mulheres nesta área”.
“Acreditamos que é fundamental que as jovens tenham acesso a uma educação financeira, que as prepare para os desafios e as oportunidades do mercado”, acrescenta.
O programa está estruturado em cinco módulos, distribuído pelos vários dias. Sendo esses módulos de Gestão de Finanças Pessoais; de Mercados Financeiros e Regulamentação; de Gestão de Ativos; e de Financiamento Sustentável e Critérios ESG.
“A literacia financeira é uma competência indispensável para o desenvolvimento das jovens e adolescentes, por isso, é para nós um privilégio apoiar esta iniciativa, que, no nosso entender, fomenta a autonomia financeira e abre portas para carreiras de sucesso nesta área, tomando como referência excelentes exemplos para as nossas jovens.” sublinha Alexandra Barreto, Diretora Executiva da Católica Lisbon School of Business & Economics.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com