A influência positiva da Inteligência Artificial (IA) no mercado global está a intensificar-se. O mercado de Fusões e Aquisições (M&A) é um dos domínios onde se percebe mais este efeito, em que a adoção da IA está a redefinir não só a forma como fazemos negócios, mas também a competitividade global.

Processo de M&A
A IA mostra-se especialmente eficaz na identificação de empresas alvos adequadas para fusões e aquisições. A IA automatiza e acelera o processo de análise de uma miríade de dados disponíveis sobre potenciais alvos de M&A, reduzindo significativamente o tempo de identificação de candidatos adequados e facilitando a visão geral do negócio, assim como permitindo uma pesquisa mais orientada sobre quem poderão ser os possíveis compradores. A IA também tem um impacto notável na aceleração do processo de diligência prévia (Due Diligence), possibilitando a análise detalhada de grandes quantidades de dados sobre a empresa-alvo, a sua saúde financeira, posição no mercado, posicionamento concorrencial, e muito mais, em tempo recorde, contribuindo para um aumento significativo da confiança do cliente na tomada de decisão.

Mercado de M&A
A IA está a redefinir ainda o cenário competitivo geral do mercado de M&A. Com empresas a adotar IA a ritmos distintos, cedo se vão começar a notar diferenças de competitividade. As empresas que não conseguem acompanhar o ritmo de adoção de IA enfrentam o risco de se tornarem alvos de aquisição devido à impossibilidade de competir com empresas tecnologicamente mais avançadas.

Aqui reside uma grande oportunidade para as Private Equities que apostem em competências, ou em parceiros, que lhes permitam aplicar IA ao seu portfolio assim como na identificação de oportunidades, como podemos constatar pelos seguintes exemplos ilustrativos:

A BlackRock tem estado na vanguarda da incorporação de IA nas suas operações de M&A desde 2018, em que adquiriu a eFront, uma solução líder em software alternativo de gestão de investimentos. A eFront utiliza IA para fornecer análises de risco em tempo real e visibilidade de portfólio aos clientes, acelerando assim os processos de due diligence;

Recentemente, a KKR investiu no Knowable, uma empresa de IA que converte linguagem jurídica complexa em dados estruturados claros e acionáveis. A private equity planeia usar a tecnologia da Knowable para acelerar a revisão de contratos durante o processo de due diligence;

Em síntese, a IA está a remodelar o mercado de M&A. Estas transformações têm implicações tanto para as empresas individualmente, como para o mercado de M&A global, onde a tendência de adoção de IA está a reformular a competitividade global e a criar um conjunto de desafios e oportunidades. Há medida que mergulhamos mais nesta nova era digital, as estratégias de M&A deverão cada vez mais refletir esta realidade. Para os profissionais de M&A, a conclusão é simples: a IA veio para ficar e o seu efeito transformador no mercado de M&A não pode ser ignorado.