A Inteligência Artificial chegou definitivamente. Após anos de pouca evolução e investigação, esta modalidade está a viver um verdadeiro boom com grandes oportunidades para as empresas. Mas o que é que a inteligência artificial realmente significa para o negócio do data center?

A Inteligência Artificial (IA) tem todo o potencial para mudar o setor da TI. Podemos simular o ensino, tirar conclusões e reproduzir a forma como os humanos comunicam com a ajuda de um novo software. Os sistemas de IA são capazes de responder a perguntas de forma natural e fornecer respostas no menor tempo possível através da pesquisa em diferentes bases de dados. Atualmente, os aparelhos móveis mais básicos já contam com sistemas de inteligência artificial instalados. Tenho a certeza de que muitos de nós já temos smartphones equipados com funções de fala e reconhecimento facial, que estão baseados em algoritmos de aprendizagem automática.

No entanto, a IA é composta por muito mais do que algoritmos de aprendizagem automática, necessita também de diferentes métodos e campos especializados. Entre eles, sistemas baseados no conhecimento, tais como os campos da robótica e reconhecimento de padrões. Do que temos vindo a observar do mercado, este converteu-se num dos processos de aprendizagem automática mais utilizados pelas empresas tecnológicas.

O enorme potencial da inteligência artificial

Muitos analistas confirmam o grande potencial da inteligência artificial quando se trata de aplicações empresariais e melhoria da posição competitiva da empresa. Segundo um estudo levado a cabo pela Crisp Research, empresa de estudos de mercado, 64% dos responsáveis de tomadas de decisão de empresas de TI estão a abordar as temáticas da aprendizagem automática e outras tecnologias de inteligência artificial, e cerca de 20% já as utilizam de forma produtiva.

A nossa principal motivação é sempre aumentar a lealdade do cliente. A IA pode converter-se num grande aliado ao simplificar a comunicação com os clientes, recorrendo a assistentes digitais e de som natural e avaliando o potencial comportamento do utilizador. Os sistemas de IA não só são úteis para o consumidor final, como também representam uma mais-valia na indústria, e são utilizados cada vez mais na transformação digital das empresas, desde o controlo inteligente da equipa de produção até ao controlo de aparelhos ligados.

Sistemas hiperconvergentes

Além dos avanços teóricos, tecnológicos e de software, os novos computadores e o hardware moderno são atualmente capazes de processar grandes quantidades de dados, fazendo com que os sistemas de IA sejam úteis em muitas aplicações diferentes. Neste sentido, o que as empresas devem fazer para preparar-se para a IA é atualizar os seus data center.

A hiperconvergência é fundamental para este fim, uma vez que permite que os sistemas locais nas instalações, os data center externos e os serviços na nuvem se integrem perfeitamente e de forma segura. Estes sistemas hiperconvergentes permitem escalar o armazenamento e a potência de cálculo de forma flexível para que possam adaptar-se às necessidades voláteis. Proporcionam também às empresas a possibilidade de mudar grandes quantidades de dados para a nuvem e, quando necessário, transferi-los entre sistemas locais e remotos.

Nos próximos anos, as aplicações de IA mudarão significativamente as indústrias de serviços, especialmente em temas relacionados com o apoio ao cliente, mas também os próprios processos industriais. Para tal necessitam, no entanto, de contar com arquiteturas de TI que garantam o redimento, velocidade e recursos necessários para processar grandes quantidades de dados, de modo a continuar a fazer parte de um mercado tão competitivo como aquele a que pertencemos.