[weglot_switcher]

Inteligência artificial traz ministro finlandês à Nova SBE

Visita de Ville Skinnari esta quinta-feira, 23 de setembro, decorre no âmbito da parceria para a disponibilização do curso Elements of AI em Portugal através da escola de negócios liderada por Daniel Traça.
23 Setembro 2021, 07h20

O ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Externo da Finlândia, Ville Skinnari, visita esta quinta-feira, 23 de setembro, o campus da Nova SBE acompanhado da embaixadora Satu Suikkari-Kleven. A visita ocorre no âmbito “Elements of AI”, um programa de formação oferecido pelo governo finlandês à Europa no final da sua Presidência da UE em 2019 e que em Portugal é disponibilizado através de parceria com a escola de Daniel Traça.

Em 2017, a Finlândia foi um dos primeiros países a lançar uma estratégia nacional de Inteligência Artificial, pretendendo desta forma garantir não apenas a competitividade e o crescimento económico, mas também que a IA fosse introduzida na sociedade de uma forma igualitária e inclusiva, centrada no ser humano.

“A igualdade de acesso à educação esteve sempre no coração da nossa nação”, afirma o ministro, explicando: “na era da transformação digital, o acesso universal à aprendizagem, nomeadamente ao longo da vida, e a novas habilidades é hoje mais essencial do que nunca. É por isso uma grande satisfação que o curso desenvolvido pela empresa finlandesa Reaktor e pela Universidade de Helsínquia, esteja disponível na Nova SBE. Esperamos que o “Elements of AI” possa chegar a um número crescente de alunos em Portugal e em todo o mundo lusófono!”

O programa é disponibilizado de forma gratuita e aberto a qualquer pessoa, independentemente da sua condição socio-económica, tem duração total entre 30 e 60 horas, dependendo dos conhecimentos base e das leituras adicionais de cada participante. O programa divide-se em seis módulos que incluem exercícios interativos, sendo que no final da formação pretende-se que com os conhecimentos adquiridos os alunos possam tomar decisões informadas enquanto profissionais de qualquer sector de atividade, eleitores e consumidores de media, produtos e serviços.

Através de parceria exclusiva com a Nova SBE, Elements of AI está disponível em Portugal desde março de 2021, sendo um curso certificado e ministrado em língua portuguesa, através de plataforma online.

Desde março que a Nova SBE tem promovido o curso através de apresentações às escolas secundárias da rede pública, associações empresariais e académicas e escolas de programação. Além disso, foram agendados workshops com diferentes grupos da sociedade e organizações de impacto social, para a realização de sessões de apresentação sobre o curso.

Atualmente o curso conta já com mais de 4.300 alunos portugueses inscritos, que se juntam assim a mais de 730.000 alunos oriundos de mais de 170 países em todo o mundo que integram a comunidade de alunos Elements of AI.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.