[weglot_switcher]

Investidores reagem com otimismo aos resultados da primeira volta das eleições em França

Os investidores estão a posicionar-se claramente a favor da dívida soberana francesa, cujas previsões antecipam compras numa sessão em que se prevê alguma atividade ao nível das vendas, de acordo com informação avançada por analistas.
1 Julho 2024, 12h38

Os investidores estão a reagir com otimismo esta segunda-feira aos resultados da primeira volta das eleições francesas, com o euro e a dívida pública francesa em destaque.

Destaca um relatório da BA&N Research Unit que “o índice CAC valoriza perto de 3% impulsionado sobretudo pelo setor financeiro, levando o europeu Stoxx600 a ganhar mais de 1%” e que “o spread da dívida francesa recuou para 73 pontos base e o euro está a negociar em forte alta, recuperando a fasquia dos 1,07 dólares”.

Recorde-se que a União Nacional é a formação mais votada na primeira volta das eleições legislativas francesas realizadas este domingo, com cerca de 34% dos votos, à frente da coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP, 28,5 por cento) e da centrista Juntos pela República (22 por cento).

Assim, os investidores estão a posicionar-se claramente a favor da dívida soberana francesa, cujas previsões antecipam compras numa sessão em que se prevê alguma atividade ao nível das vendas, de acordo com informação avançada por analistas.

“Perante estas notícias, observa-se hoje uma elevada volatilidade nas ações dos bancos franceses, que perderam fortemente nos últimos dias com a onda de acontecimentos políticos. Instituições como o BNP Paribas, Societe Generale e Credit Agricole estão atualmente a negociar a cerca de 20% dos seus máximos locais”, destaca a corretora XTB.

Também o euro está a recuperar das últimas desvalorizações recuperando para níveis registados há duas semanas: acima dos 1,074 dólares. Em termos de dados macroeconómicos, esta semana irá conhecer-se a evolução da inflação de junho na zona euro e os responsáveis dos bancos centrais encontram-se em Sintra para dar pistas sobre os próximos passos do BCE quanto à política económica.

“A primeira reação à primeira volta das eleições parlamentares francesas, trouxe uma ligeira recuperação do euro. O par EUR/USD começou a ser negociado em alta por cerca de 30 pips. Embora o partido de Marine Le Pen tenha ganho a maior parte dos votos, ainda não obteve uma maioria global”, destaca a corretora XTB esta manhã.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.