[weglot_switcher]

Investigadores da Universidade da Madeira e do Serviço Regional de Saúde vencem prémio Pfizer da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

A distinção foi para o melhor artigo publicado em revista indexada em 2019, com um trabalho de investigação na área das doenças respiratórias.
17 Novembro 2020, 13h07

Os investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM) José Câmara e Pedro Berenguer, a docente da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira (UMa), Irene Camacho, e as médicas alergologistas do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) Rita Câmara e Susana Oliveira, foram distinguidos com o prémio Pfizer da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A distinção foi para o melhor artigo publicado em revista indexada em 2019, com um trabalho de investigação na área das doenças respiratórias.

O artigo intitulado “Determination of potential childhood asthma biomarkers using a powerful
methodology based on microextraction by packed sorbent combined with ultra-high pressure liquid
chromatography. Eicosanoids as case study” foi publicado no Jornal of Chromatography A.

A publicação resultou do trabalho desenvolvido por Pedro Berenguer, no âmbito da sua tese de
Mestrado em Bioquímica Aplicada da Universidade da Madeira, sob orientação de
José Câmara (CQM) e coorientação de Irene Camacho (FCV), e visa a identificação
de potenciais biomarcadores para o diagnóstico de asma em crianças, utilizando uma metodologia baseada na microextração com adsorvente empacotado combinada com cromatografia
líquida de alta pressão. As médicas Rita Câmara e Susana Oliveira (SESARAM) são também
coautoras do artigo.

O prémio, no valor de cinco mil euros, foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia com o apoio financeiro da Pfizer, no âmbito do 36.º Congresso de Pneumologia e do 2.º Congresso LusoPALOP de Pneumologia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.